HOME | FALE conosco | TRABALHE CONOSCO | CADASTRE-SE | Indique este SITE | Links | Portal
 
O INSTITUTO
PROGRAMAS
PARCERIA NOTA 10
Fotos do Vero
   
 Notícias sobre educação
 


Aprendendo na prática: Professores de Geografia participam de atividade de campo coordenada por formadores do IQE.



Piauí, fim de semana ensolarado, ótima oportunidade para desenvolver uma ação diferenciada, proposta pela equipe de formação do IQE/Geografia de Teresina (PI).


Uma atividade de campo como trabalho final da primeira etapa do curso de formação de Geografia do programa Qualiescola (anos finais do Ensino Fundamental), com a finalidade de instrumentalizar o professor para o trabalho docente na rede municipal de ensino, a cerca da importância da pesquisa de campo para o ensino e aprendizagem dessa área do conhecimento, e incentivá-los a uma reflexão sobre temas importantes tais como: desenvolvimento local, turismo e conservação ambiental, dentre outros, que possam servir de suporte para a produção do conhecimento geográfico.


Foi o que aconteceu nesse final de semana, dias 26 e 27 de Junho. Uma ação apoiada pelo IQE, envolvendo a participação de 48 professores de Geografia que, acompanhados pelos formadores da mesma disciplina, saíram de Teresina, 6h30 da manhã do dia 26 e percorreram um trajeto que foi finalizado em Pedro II, passando por Campo Maior (Monumento do Jenipapo), Parque Nacional das Sete Cidades, Açude Caldeirão, Centro Histórico de Pedro II, Mirante do Gritador, Mina de Opala. Várias atividades foram programadas, inclusive entrevistas com moradores e turistas da cidade visitada (no caso, Pedro II). Os professores conheceram além dos aspectos geográficos, um pouco mais dos aspectos culturais e históricos de cada localidade. Um caderno de estudo foi elaborado e organizado pelos formadores para subsidiar o trabalho de campo.


O professor James Humberto Zomighani Junior (mestre em Geografia, colaborador do IQE), que orientou os formadores de Geografia da SEMEC, lembra: “Trata-se de um TRABALHO DE CAMPO, e não de um PASSEIO. Portanto, conhecer e desvendar processos naturais e sociais é fundamental é essencial para que o professor possa realizar com os seus alunos outros projetos semelhantes em sua localidade de atuação”.


Confira abaixo as fotos da atividade de campo: