HOME | FALE conosco | TRABALHE CONOSCO | CADASTRE-SE | Indique este SITE | Links | Portal
 
O INSTITUTO
PROGRAMAS
PARCERIA NOTA 10
Fotos do Vero
   
 Notícias sobre educação
 


IQE é tema de entrevista na Rádio JC/CBN Recife



Entrevista concedida por Iran Freitas, Coordenadora Geral do IQE - PE


A coordenadora geral do IQE Pernambuco, Iran Freitas, participou, no dia 24 de abril, de uma entrevista na Rádio JC/CBN Recife. No encontro, mediado pela jornalista Éden Pereira, ela falou sobre os recentes resultados da entidade na formação de professores nos municípios de Bezerros e Chã Grande (ambos no Agreste pernambucano), além de comentar sobre a atual situação do ensino público e a própria forma de atuação do IQE.

?Todo o nosso trabalho vem a partir de uma relação tripartite. Temos o setor privado, que possibilita o apoio ao IQE, e o setor público, que entra na parceria abrindo as escolas para receber nossa metodologia?, explicou Iran. Em outro trecho da entrevista, a coordenadora geral do IQE em Pernambuco falou sobre o processo de avaliação dos alunos ao longo do programa Qualiescola. ?Quando começa o processo, todos são avaliados, e a avaliação é tão formadora quanto qualquer outra ação?.


Sobre a falta de interesse do jovem em estudar, de acordo com uma recente pesquisa nacional, Iran disse que o desafio é tornar o ambiente escolar e o ato de aprender tão prazeroso para o aluno que ele sinta desejo e vontade de estar na escola. ?Para o aluno, é muito desestimulante estar em um ambiente que o reprovou. E, no IQE, temos a preocupação para que os conteúdos, por exemplo, tenham um significado, que tragam mais prazer ao aluno no processo de aprendizagem?.


Iran citou, ainda, a história de uma escola pública do Recife com matrículas em aberto porque a comunidade não confiava no ensino praticado no estabelecimento, enquanto que outra escola, na mesma rua, era procurada por todos os estudantes. O IQE atuou fortemente no local e mostrou, para os moradores, o quanto a escola era importante para o desenvolvimento do local. Foram realizadas formações com os professores e com os gestores.


?Hoje, a diretora preciso ?ficar em cima? das matrículas, pois não há vagas para todos que procuram a escola?, detalhou Iran. ?É na escola que a juventude vai buscar as ferramentas para estar no mundo social, podendo, inclusive, participar da construção do saber. A escola tem que mostrar o quanto é uma instituição importante para a comunidade?, finalizou a coordenadora o IQE.


Colaborou Hálamo Cavalcante, jornalista da MID Comunicação.