HOME | FALE conosco | TRABALHE CONOSCO | CADASTRE-SE | Indique este SITE | Links | Portal
 
O INSTITUTO
PROGRAMAS
PARCERIA NOTA 10
Fotos do Verão
   
 Notícias sobre educação
 


Debate sobre as diretrizes curriculares do Ensino Fundamental em Salvador




Aconteceu no dia 27/03/2015, em Salvador/BA, encontro entre as especialistas do IQE em Língua Portuguesa e Matemática, Sidalina Gouveia e Cristina Garbuio respectivamente, e a equipe da Secretaria Municipal de Educação de Salvador. Essa iniciativa, tendo como pano de fundo discussões acerca das Diretrizes Curriculares do Ensino Fundamental, mobilizou diversas áreas da gestão municipal de educação: Coordenação de Avaliação, Gerência de Currículo, Coordenação de Acompanhamento Pedagógico, Coordenação de Formação, Coordenação de Inclusão e Transversalidade e Coordenação de Inovação Pedagógica.


Na disciplina de Língua Portuguesa, os debates foram direcionados a temas distribuídos em quatro blocos de conteúdo: práticas de leitura, de escrita, de língua oral e análise linguística. Já em Matemática, as discussões gravitaram em torno dos seguintes blocos de conteúdo: números e operações, grandezas e medidas, espaço e forma e educação estatística.


As Diretrizes Curriculares têm como objetivo orientar o planejamento curricular das escolas e dos sistemas de ensino, norteando seus currículos e conteúdos mínimos. Dessa maneira, ao definir minuciosamente as habilidades para cada um dos nove anos do ensino fundamental, os gestores aperfeiçoarão ainda mais as práticas pedagógicas, contribuindo para a melhoria contínua do processo de ensino e aprendizagem da rede municipal de Salvador.


Fotos: