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 Notícias sobre educação
 


Formação em Paraty-RJ para professores e gestores municipais




Aconteceu em Paraty-RJ, nos dias 30/01 e 02/02/15, a última etapa do projeto em Língua Portuguesa (Produção de textos), desenvolvido junto aos alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental da rede municipal. Nesta oportunidade, os resultados da avaliação de aprendizagem em Produção de textos foram apresentados aos gestores e docentes da Secretaria de Educação, confirmando os bons níveis de proficiência alcançados, referentes aos 1022 alunos beneficiados.


O projeto compreendeu a formação de professores do 4º e 5º ano, com duração de três meses, período em que foram ministradas sete oficinas de formação, conduzidas pela coordenadora de Língua Portuguesa do IQE – Maria Luiza Sanches. Sequências didáticas de leitura e produção de textos de diferentes gêneros foram utilizadas, propiciando aos educandos maiores oportunidades de aprendizagem.


A devolutiva de resultados aconteceu em duas etapas. Na primeira, em 30/01, os resultados foram apresentados e discutidos com a equipe da Secretaria, diretores e coordenadores de escola. Nesse encontro, os índices de proficiências (habilidades aferidas) verificados nas avaliações embasaram as análises, ao mesmo tempo em que direcionaram as ações de cunho prático, ou seja, como transformar as habilidades não dominadas pelos alunos em um trabalho de reforço de aprendizagem em sala de aula.


A segunda etapa da devolutiva de resultados aconteceu no dia 02/02/15, para um público estimado de 250 professores, além de diretores de escola e coordenadores. Nesse encontro, fez-se uma introdução com o objetivo de relacionar o conceito de linguagem e a prática docente e de provocar uma reflexão sobre os objetivos e conteúdos do ensino de Língua Portuguesa. A solicitação pela continuidade do projeto foi assunto corrente entre os integrantes da Secretaria Municipal de Educação.


Adicionalmente, teve início o processo de elaboração das diretrizes curriculares municipais, que consistiu, neste primeiro momento, nas discussões acerca das expectativas de aprendizagem em Língua Portuguesa.


Veja algumas fotos do evento: