HOME | FALE conosco | TRABALHE CONOSCO | CADASTRE-SE | Indique este SITE | Links | Portal
 
O INSTITUTO
PROGRAMAS
PARCERIA NOTA 10
Fotos do Verão
   
 Notícias sobre educação
 


IQE realizará primeira avaliação em 65 escolas da rede pública de Teresina este ano.



Formadoras, diretoras e coordenadoras da rede de ensino estadual de Teresina estiveram reunidas durante a tarde de quarta-feira (16) com uma equipe do Instituto Qualidade no Ensino (IQE). O encontro aconteceu no Instituto Superior de Educação Antonino Freire (Iseaf) e discutiu os planos de ação do Qualiescola nas 65 escolas atendidas pelo programa na capital.


Segundo Pedro Paulo Lombardi, coordenador de projetos do IQE no Piauí, ?a reunião teve como finalidade orientar diretores sobre a primeira avaliação diagnóstica, que será aplicada entre os alunos do Ensino Fundamental I, marcando o início das ações pedagógicas do IQE nestas escolas?. As mesmas serão efetuadas nos dias 23 (Matemática), 24 (Produção de texto) e 28 de abril (Leitura).
Coordenadora de Ensino e Aprendizagem da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), Irene Lira, destacou a importância da avaliação para o bom andamento do Qualiescola. ?Este será o marco zero para o professor saber como estão os alunos e, a partir daí, poder trabalhar as habilidades de cada um?, disse. Nesse sentido, a avaliação funciona como um diagnóstico dos conhecimentos prévios que os alunos têm sobre os conteúdos com os quais irão interagir.


?Pretendemos realizar uma avaliação mais transparente possível dos alunos, que nos próximos três anos serão acompanhados pelo próprio IQE?, destacou Pedro Paulo, lembrando ainda que todas as escolas contarão com o acompanhamento do programa.


Na Escola Anita Gayoso, desde 2006 inserida no Qualiescola, os resultados já podem ser sentidos. De acordo com a formadora de Língua Portuguesa da unidade, Maria Elsimar, a partir das ações desenvolvidas pelo IQE, os alunos têm se mostrado cada vez mais interessados. ?Houve uma mudança de postura por parte deles, que hoje procuram trocar idéias entre si, planejar suas atividades e pesquisar nos livros que nos foram disponibilizados?, relatou. ?E nossa intenção é passar isso para as escolas que estão entrando agora no programa?, finalizou.