HOME | FALE conosco | TRABALHE CONOSCO | CADASTRE-SE | Indique este SITE | Links | Portal
 
O INSTITUTO
PROGRAMAS
PARCERIA NOTA 10
Fotos do Vero
   
 Notícias sobre educação
 


Encontro de trabalho do IQE, Secretaria de Educação e Parceiros da Educação em Ilhabela (SP)



Representantes do IQE, Secretaria de Educação de Ilhabela e a Associação Parceiros da Educação, se reuniram na manhã do dia 7 de abril de 2008 para a primeira convênio firmado em janeiro deste ano. Este encontro teve como objetivo discutir a parceria, papéis dos principais atores e apresentar os resultados gerais da Avaliação Diagnóstica realizada pelo IQE no início do ano em todas as 21 escolas da rede municipal de ensino da ilha. Após este encontro, iniciou-se uma semana inteira de trabalho que teve em sua agenda uma reunião com coordenadores e formadores do Programa Qualiescola-IQE para apresentação dos resultados específicos da avaliação além de planejamento de planos de aula e início dos primeiros módulos do programa.


No contexto dos programas do IQE, a primeira avaliação é tomada como um recurso para diagnosticar, no início de cada processo, os conhecimentos prévios que os alunos têm sobre os conteúdos com os quais vão interagir, considerando as habilidades de Língua Portuguesa e Matemática que deveriam dominar naquela série. Além desta, outras avaliações são aplicadas no decorrer de cerca de 2 anos e meio de implantação do programa. Estes resultados influenciam a tomada de decisão sobre o processo de desenvolvimento da aprendizagem do Programa.


Os primeiros módulos do Programa já começaram e ficou perceptível para o IQE a dedicação e envolvimento das coordenadoras e formadoras no desafio de melhorar o desempenho de aprendizagem dos alunos mesmo começando com o índice Ideb em 5.0, bem acima da média nacional de 3,8.


A Secretaria de Educação tem implantado uma cultura de valorização e aperfeiçoamento dos professores há vários anos por meio de reuniões de trabalho periódicas, formação continuada, tempo disponível para estudo e aprimoramento pessoal. Nessa medida, o Programa Qualiescola deverá impulsionar ainda mais as ações que visam a melhoria da qualidade no ensino do município.