HOME | FALE conosco | TRABALHE CONOSCO | CADASTRE-SE | Indique este SITE | Links | Portal
 
O INSTITUTO
PROGRAMAS
PARCERIA NOTA 10
Fotos do Verão
   
 Notícias sobre educação
 


De olho na Olimpíada de Língua Portuguesa 2014




Por: Maria das Graças Lins*


A Olimpíada de Língua Portuguesa não significa apenas uma competição entre melhores textos, mas tem a finalidade de dar um suporte e aprimorar as habilidades de Leitura e Produção Escrita dos estudantes das escolas públicas do país.


Trata-se de uma parceria entre o Ministério da Educação e a Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária) e existe desde 2002. É uma iniciativa que, além de envolver os alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 2º e 3º anos do Ensino Médio, propicia formação para os professores de Língua Portuguesa.


Para participar, é preciso acessar http://www.escrevendoofuturo.org.br/ e inscrever-se até o dia 30 de abril de 2014.


Na última versão da Olimpíada de 2012, Pernambuco foi finalista com um texto do gênero Memórias Literárias, Um mar de lembranças, concorrendo com cerca de 40.000 participantes. A estudante Rebecca Thais de Oliveira Silva, da Escola Municipal Rodolfo Aureliano da cidade de Recife, foi orientada pela professora Maria Solange de Lira, que a acompanhou em todas as etapas. Na ocasião, foram agraciadas com a premiação de tablets e notebooks.


Ainda este ano, professora e estudante foram lembradas pelos organizadores da Olimpíada, de quem receberam ingressos para os jogos da COPA 2014, que se realizarão em Recife.


Saiba mais, lendo o texto finalista, anexo a esta matéria, publicado no site da Olimpíada, para divulgação da versão 2014. Se você é um educador do Programa Qualiescola (5º ao 9º ano) ou se atua em qualquer escola que atende, além dos anos mencionados, também alunos do Ensino Médio, faça a sua inscrição.


* Maria das Graças Lins é Assistente da Coordenação de Língua Portuguesa do IQE, em Pernambuco.