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Nordeste d bom exemplo para as outras regies do pas



Por: James Humberto Zomighani Junior*


O Nordeste - este território fecundo que ao longo da história tem fornecido ao Brasil tantos e tão bons pensadores, artistas, intelectuais, empresários e políticos de grande expressão nacional - não poderia ser espaço mais adequado para o início do QUALIESCOLA 2 em Geografia. Um projeto inovador, pioneiro, e que tem dado muitos bons frutos, mesmo sendo tão recente.


O QUALIESCOLA 2, programa para os anos finais do Ensino Fundamental, começou em Teresina em 2009 com um grupo de cinco formadores locais (quatro professores de Geografia e uma pedagoga), coordenados por um professor de Geografia do IQE/SP. Eles foram pioneiros no desenvolvimento de metodologias, de didáticas, de exercícios e de projetos, dentre eles diversos recursos materiais e virtuais que têm servido para renovar o ensino e a aprendizagem de Geografia nas escolas municipais da capital do Piauí. Dentre diversos trabalhos já desenvolvidos pelos formadores de Teresina, como bons e inspiradores exemplos, temos ambientes virtuais para troca de arquivos e experiências didáticas entre os professores; a elaboração de documentos em áudio e vídeos e um site, este último um importante instrumental tecnológico dos novos tempos a serviço da renovação da ciência geográfica nas escolas de Teresina. Criado e alimentado com a produção dos formadores de Teresina, o site conta com muitos recursos, além de parte do percurso dos formadores, e pode ser acessado pelo link a seguir http://www.geoformacaodeteresina.xpg.com.br/


Em meados de 2011, o QUALIESCOLA 2 em Geografia chegou ao Recife. Desta vez, a capital pernambucana volta-se ao trabalho de renovação do ensino de Geografia por meio de três formadores locais que passam a constituir um esforço de grande monta. Com isso, desenvolvendo uma metodologia focada nas especificidades que deve possuir um ensino de Geografia recifense que seja abrangente e competente. Aproveitando-se de um conhecimento acumulado no QUALIESCOLA 2 em Geografia, conhecimento somado à sua grande experiência no ensino, os formadores recifenses têm aperfeiçoado as ferramentas presenciais e virtuais capazes de transformar em profundidade as aulas de Geografia, melhorando significativamente as condições de ensino e aprendizagem da ciência geográfica nas escolas municipais de uma das mais importantes capitais da região Nordeste do país. Com o exemplo dos colegas do Piauí, os formadores recifenses também têm feito inúmeros estudos teóricos e empíricos e desenvolvido material inédito, que disponibilizam aos professores de Geografia nas formações presenciais, ocorridas sempre nos Encontros Pedagógicos Mensais – EPMs, ou colocando-os para acesso e download na página recém-criada pelo grupo, cujo endereço pode ser acessado pelo link https://profgeorec.wordpress.com/


No final do ano de 2012, houve um proveitoso encontro entre os formadores do Piauí e os colegas pernambucanos para troca de experiências teóricas e práticas. Ocorrido no Recife, esta reunião foi o prenúncio de uma parceria que dará muitos bons frutos (veja notícia deste evento e algumas fotos no link a seguir http://www.iqeGeografia.xpg.com.br/noticias_da_formacao.htm). Os estudantes nordestinos, em especial os teresinenses e os recifenses, só têm a ganhar com a qualidade que advirá das aulas de seus professores de Geografia que têm participado das formações oferecidas pelas duas competentes e sérias equipes de formadores. É um trabalho que já tem dado muitos bons resultados, e que trará muitos outros ainda em futuro próximo. Convêm ver bem de perto e acompanhar a história de uma rica mudança na forma de se ensinar Geografia acontecendo neste início do século XXI. Mais uma vez, é o Nordeste dando bons exemplos para as outras regiões do país!


* Professor especialista integrante da equipe IQE, doutorando em Geografia pela USP-Universidade de São Paulo