HOME | FALE conosco | TRABALHE CONOSCO | CADASTRE-SE | Indique este SITE | Links | Portal
 
O INSTITUTO
PROGRAMAS
PARCERIA NOTA 10
Fotos do Verão
   
 Notícias sobre educação
 


Alimentos e hábitos para uma vida saudável - Relato de uma atividade




Por: Elisane Portela, coordenadora de Ciências do Programa Qualiescola


A atividade desenvolvida com os pedagogos das escolas municipais de Teresina (PI) sobre “Alimentação e hábitos para uma vida saudável”, ocorreu com três grupos (1º ao 9º Ano, 6º ao 9º Ano e 1º ao 5º Ano), no período de 22 a 24 de outubro com carga horária de cinco horas/aula de formação, com um total de 120 participantes.


Nesta atividade oportunizou-se aos pedagogos conhecer e vivenciar a proposta de trabalho do IQE-Instituto Qualidade no Ensino para Ciências.


Tiveram a oportunidade de observar imagens com alimentos (foodscapes), resgatar os conhecimentos prévios sobre os tipos de alimentos, verificar a composição dos alimentos, refletir sobre como se alimentar de forma saudável e sobre práticas alimentação saudável.





Imagens de alimentos (foodscapes) de Carl Warner (www.heelswheelsandmeals.blogspot.com.br)


Os participantes escolheram, entre os alimentos que estavam disponíveis em sacolas transparentes, os que consideravam mais saudáveis. Preencheram fichas com planejamento alimentar sobre o que costumam comer e os resultados foram analisados pelos grupos. Preencheram uma pirâmide alimentar com o que costumam comer no dia a dia e uma pirâmide de atividades físicas. As pirâmides preenchidas foram comentadas pelas equipes, considerando-se os quatro grupos de alimentos, buscando-se compreender as informações e interpretar os seus dados.


Os pedagogos também analisaram rótulos de alimentos identificando a data de validade, a composição nutricional e o método de conservação, refletindo sobre o que considerar para um alimento ser saudável e nutritivo.


Na abertura, tivemos ainda a leitura reflexiva “O menino e o lápis” e ao final foram apresentadas as músicas (momentos marcantes em suas vidas) coletadas no início do encontro.


A avaliação do encontro foi feita através de palavras significativas, escritas nas folhas e flores coladas para formar a árvore.


As fotos abaixo mostram alguns momentos significativos da formação.