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 Notícias sobre educação
 


IQE apoia estudo do meio nas Lagoas do Norte, em Teresina, Piauí




Por Armando Rocha, Elisane Portela, Valnete Rodrigues e Zenon Soares*


Por meio do Programa Qualiescola, os professores de Ciências Naturais da rede municipal de ensino de Teresina, Piauí, participaram, no dia 21 de setembro, de uma atividade de campo, um estudo do meio nas Lagoas do Norte e comentaram sobre o evento. Segundo a professora Graça Palha, da E. M. Mocambinho, “as atividades de estudo do meio vêm sendo cada vez mais realizadas nas escolas e possuem forte articulação com a Educação Ambiental, incorporando pressupostos importantes, como a preocupação com ampla investigação dos aspectos sociais, culturais e ambientais do local a ser visitado via pesquisa bibliográfica e/ou levantamento de dados (entrevistas, pesquisas de documentos etc.).” O professor Antonio Francisco, da escola Mariano Alves, acrescenta que “é importante a análise e a reflexão sobre as informações obtidas com vistas a propostas de intervenção na realidade estudada que auxiliem no enfrentamento de seus problemas.”


No referido estudo, as Lagoas do Norte foram escolhidas por se tratar de um ambiente em processo de urbanização com grande evidência perante a população de Teresina. No processo de urbanização são envolvidos 13 bairros (Acarape, Matadouro, Alvorada, São Joaquim, Nova Brasília, Mafrense, Olarias, Poti Velho, Itaperu, Alto Alegre, Aeroporto, São Francisco e Mocambinho), beneficiando diretamente mais de 100 mil pessoas. Segundo a professora Elisane Portela, coordenadora de Ciências Naturais do Programa Qualiescola, “a urbanização das Lagoas do Norte foi projetada pela Prefeitura de Teresina com o objetivo de melhorar as condições de vida e promover o desenvolvimento sócio econômico e ambiental da região das lagoas situadas na zona norte da cidade.” A professora Elisane acrescenta que “as ações da Prefeitura incluem desde a transformação favorável da infraestrutura física da região, com ações de desenvolvimento social e da economia local, à preservação e valorização do meio ambiente”.


Concomitante a estas ideias, os alunos e os professores da escola Antonio Dilson Fernandes estudaram o local das Lagoas e, em 29 de setembro, divulgaram os resultados na escola por meio de cartazes, maquetes e apresentações orais. Segundo a aluna Antônia Lígia (9º ano), “a investigação sobre o ambiente das Lagoas do Norte foi importante porque permitiu aos alunos visualizar a dimensão das mudanças ambientais, sociais e culturais, comparando os locais das Lagoas antes e depois da urbanização”. A aluna Áurea Lígia (9º ano) acrescenta que “é necessário um trabalho de conscientização das pessoas para evitar a depredação na infraestrutura local”. O professor Afrânio (Geografia) e a professora Neide (Ciências) concordam que através desse estudo “o aluno desenvolve competências e habilidades para reflexão e atuação no contexto local e municipal”, ideia endossada pelo professor Alexandre, pedagogo da escola Dílson Fernandes, quando diz: “o estudo amplia a articulação entre a escola e a cidade”.


Fotos:







*Formadores de professores de Ciências da Secretaria Municipal de Educação de Teresina e coordenadora de programa (professora Elisane)