HOME | FALE conosco | TRABALHE CONOSCO | CADASTRE-SE | Indique este SITE | Links | Portal
 
O INSTITUTO
PROGRAMAS
PARCERIA NOTA 10
Fotos do Vero
   
 Notícias sobre educação
 


Equipe de formação em Língua Portuguesa promove aula de campo




Por: Benigna Barretos
Fotos: Solange Campelo e Shenna Rocha


A equipe de formação em Língua Portuguesa do programa Qualiescola II, da Secretaria Municipal de Educação de Teresina realizou, em 29 de agosto deste ano, uma aula de campo interdisciplinar. Os locais escolhidos para a pesquisa foram os Parques ambientais Lagoas do Norte e Encontro dos Rios. O objetivo da ação foi proporcionar aos professores municipais a vivência de estratégias de trabalho com gêneros textuais por meio de práticas pedagógicas interdisciplinares, transpondo os limites do tradicional espaço escolar. Participaram da aula de campo o coordenador local do Programa do Instituto Qualidade no Ensino, Pedro Paulo Lombardi, a gerente adjunta do Centro de formação Professor Odilon Nunes, Maria Aurilene da Silva, a coordenadora de Língua Portuguesa, Benigna Barretos, 11 professores formadores das áreas de Português, Geografia, História e Ciências e 30 professores da Rede Municipal de Ensino de Teresina que trabalham com a língua materna.


Os pesquisadores receberam pastas contendo informações e roteiros de observação que serviram para orientá-los no trabalho. A aula de campo foi conduzida pela professora formadora de Língua Portuguesa Maria Betânea Melo, que contou com a parceria dos professores formadores de Geografia, José Israel e Fredson Castro; de Historia, Efigênia, e de Ciências, Zenon e Armando.


A saída dos professores ocorreu às 8hs do Centro de Formação Professor Odilon Nunes e obedeceu ao seguinte trajeto: Rua Magalhães Filho, Alamenda Parnaíba, Avenida Maranhão e Avenida Boa Esperança, principal via de acesso aos dois parques. Durante o percurso os educadores ouviram do professor José Israel, informações e curiosidades da história de Teresina.


Na chegada aos logradouros, os professores observaram e exploraram o local. Fizeram registros escritos, fotográficos e filmagens. Receberam informações sobre a localização geográfica, a importância geomorfológica, histórica, cultural e ambiental desses parques para a população da capital piauiense. Refletiram sobre atual situação dos rios Parnaíba e Poti e sobre a relevância desses rios para a economia, a cultura e a identidade social dos Teresinenses.


“Achei a ideia excelente, vou propô-la aos gestores e professores de minha escola, pois estou trabalhando o gênero textual reportagem e uma aula como essa enriqueceria bastante o texto dos alunos e poderia servir de estímulo para que eles produzissem seus textos”, afirma o professor Antônio José, da Escola Municipal Mariano Alves.


Veja algumas fotos:



Professores no Parque Ambiental Lagoas do Norte



Professores no Parque Ambiental Encontro dos Rios.