HOME | FALE conosco | TRABALHE CONOSCO | CADASTRE-SE | Indique este SITE | Links | Portal
 
O INSTITUTO
PROGRAMAS
PARCERIA NOTA 10
Fotos do Verão
   
 Notícias sobre educação
 


Geografia em verso e prosa na música de Luiz Gonzaga




Por: Maria Helena Costa Carneiro Braga*


“A intenção de utilizar a música como técnica auxiliar no ensino de Geografia nasceu do desafio de tentar romper com o ensino conteudista e com a visão que boa parte dos alunos ainda têm sobre a Geografia, como disciplina meramente decorativa e descritiva.”


Com esse propósito, os formadores de Geografia de Teresina elaboraram um encontro com professores para exposição do tema, ocorrido em 02 de julho de 2012 no Centro de Formação Odilon Nunes, e distribuíram a cartilha denominada “Geografia do Gonzagão”.


Por que Luiz Gonzaga? Além da merecida homenagem pelo centenário de seu nascimento, está o reconhecimento de sua contribuição à cultura brasileira, referência para muitas gerações de cantores, compositores e sanfoneiros, pela popularização de gêneros e conteúdos regionais.


A cartilha é um rico material de consulta para todos os professores interessados em enriquecer o ensino de suas áreas específicas e em proporcionar a visão de que os conhecimentos são inter-relacionados, interligados e interdependentes.


As letras das músicas apresentadas são analisadas e fazem-se acompanhar de orientações sobre as possibilidades de temas, conteúdos, habilidades e problematizações a serem explorados: questões ambientais, globalização, geografia do Piauí... Há, também, sugestões de procedimentos de ensino, que auxiliam os professores a organizar a prática escolar.


Você não pode estar lá? Mas pode ter acesso ao material com apenas um “clique”.


Experimente!


* Maria Helena Costa Carneiro Braga é Supervisora pedagógica de programas do IQE.