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 Notícias sobre educação
 


Professoras-formadoras de Língua Portuguesa da SEMEC realizam formação com pedagogos no Centro de Formação Prof. Odilon Nunes



Por: Sidalina Gouveia*


Nos dias 17 e 19 de abril de 2012, as professoras-formadoras de Língua Portuguesa da Secretaria Municipal de Educação de Teresina, Maria Betânea e Maria do Socorro de Paula, participaram da pauta de formação dos pedagogos desenvolvendo uma oficina de Sequência Didática (SD) em cinco turmas, cada uma contendo uma média de quarenta participantes.


Nessa oportunidade, trabalharam com a SD de artigo de divulgação científica “Por que os insetos cantam?” com o intuito de vivenciar com esses educadores a mesma situação de ensino e aprendizagem desenvolvida nas oficinas de Lingua Portuguesa com os professores de 6º a 9º ano. “Aproveitamos, ainda, para sensibilizá-los quanto à necessidade da mediação do professor no trabalho com a SD em sala de aula”, afirma Maria Betânea.


A oficina teve as seguintes etapas: acolhida, levantamento dos conhecimentos prévios, leitura de texto verbal e não-verbal e detalhamento das atividades que compõem a SD.


“A participação dos pedagogos foi muito boa e, na avaliação, consideraram a oficina pertinente e proveitosa, só lamentaram o curto tempo reservado para sua execução”, declara Maria do Socorro de Paula.


Ao final da oficina os professores fizeram uma avaliação do encontro em que registraram suas impressões sobre o trabalho desenvolvido. As impressões foram, em geral, positivas conforme se pode observar nos depoimentos abaixo:


“A sequência didática permite ao professor e ao aluno um trabalho organizado e pautado em passos importantes de leitura, análise gramatical etc. Otimiza o tempo, facilita a compreensão dos alunos. Todos os elementos da oficina se encaixaram perfeitamente. A formadora deu um show na sua exposição.”


“É um material pronto e sistematizado, ou seja, aplicável. Não se perde tempo escrevendo texto e questões. Estimula o raciocínio e a interpretação.”


“O trabalho com a SD favorece a sistematização do conhecimento de forma desafiadora, seguindo uma gradação de conteúdos, indo do mais simples ao mais complexo.”


“O trabalho com a sequência didática necessita do acompanhamento sistemático do professor para atingir os objetivos propostos.”


OBS: Os depoimentos dos pedagogos não apresentam identidade porque a avaliação escrita é anônima, para garantir liberdade de expressão.


Coordenadora: Benigna Barretos
Professoras-formadoras:Maria Betânea e Maria do Socorro de Paula



Professora-formadora de Língua Portuguesa Maria do Socorro de Paula



Professora-formadora de Língua Portuguesa Maria Betânea Melo



Pedagogos das Escolas Públicas Municipais de Teresina



Pedagogos das Escolas Públicas Municipais de Teresina




* Sidalina Gouveia é Coordenadora de Língua Portuguesa do IQE.