HOME | FALE conosco | TRABALHE CONOSCO | CADASTRE-SE | Indique este SITE | Links | Email
 
O INSTITUTO
PROGRAMAS
PARCERIA NOTA 10
Fotos do Vero
   
 Notícias sobre educação
 


Professoras-formadoras de Lngua Portuguesa da SEMEC realizam formao com pedagogos no Centro de Formao Prof. Odilon Nunes



Por: Sidalina Gouveia*


Nos dias 17 e 19 de abril de 2012, as professoras-formadoras de Lngua Portuguesa da Secretaria Municipal de Educao de Teresina, Maria Betnea e Maria do Socorro de Paula, participaram da pauta de formao dos pedagogos desenvolvendo uma oficina de Sequncia Didtica (SD) em cinco turmas, cada uma contendo uma mdia de quarenta participantes.


Nessa oportunidade, trabalharam com a SD de artigo de divulgao cientfica Por que os insetos cantam? com o intuito de vivenciar com esses educadores a mesma situao de ensino e aprendizagem desenvolvida nas oficinas de Lingua Portuguesa com os professores de 6 a 9 ano. Aproveitamos, ainda, para sensibiliz-los quanto necessidade da mediao do professor no trabalho com a SD em sala de aula, afirma Maria Betnea.


A oficina teve as seguintes etapas: acolhida, levantamento dos conhecimentos prvios, leitura de texto verbal e no-verbal e detalhamento das atividades que compem a SD.


A participao dos pedagogos foi muito boa e, na avaliao, consideraram a oficina pertinente e proveitosa, s lamentaram o curto tempo reservado para sua execuo, declara Maria do Socorro de Paula.


Ao final da oficina os professores fizeram uma avaliao do encontro em que registraram suas impresses sobre o trabalho desenvolvido. As impresses foram, em geral, positivas conforme se pode observar nos depoimentos abaixo:


A sequncia didtica permite ao professor e ao aluno um trabalho organizado e pautado em passos importantes de leitura, anlise gramatical etc. Otimiza o tempo, facilita a compreenso dos alunos. Todos os elementos da oficina se encaixaram perfeitamente. A formadora deu um show na sua exposio.


um material pronto e sistematizado, ou seja, aplicvel. No se perde tempo escrevendo texto e questes. Estimula o raciocnio e a interpretao.


O trabalho com a SD favorece a sistematizao do conhecimento de forma desafiadora, seguindo uma gradao de contedos, indo do mais simples ao mais complexo.


O trabalho com a sequncia didtica necessita do acompanhamento sistemtico do professor para atingir os objetivos propostos.


OBS: Os depoimentos dos pedagogos no apresentam identidade porque a avaliao escrita annima, para garantir liberdade de expresso.


Coordenadora: Benigna Barretos
Professoras-formadoras:Maria Betnea e Maria do Socorro de Paula



Professora-formadora de Lngua Portuguesa Maria do Socorro de Paula



Professora-formadora de Lngua Portuguesa Maria Betnea Melo



Pedagogos das Escolas Pblicas Municipais de Teresina



Pedagogos das Escolas Pblicas Municipais de Teresina




* Sidalina Gouveia Coordenadora de Lngua Portuguesa do IQE.