HOME | FALE conosco | TRABALHE CONOSCO | CADASTRE-SE | Indique este SITE | Links | Portal
 
O INSTITUTO
PROGRAMAS
PARCERIA NOTA 10
Fotos do Verão
   
 Notícias sobre educação
 


Professores e Formadores realizam oficina multidisciplinar em Teresina, Piauí



Em virtude da Semana da Matemática, inserida no projeto “Matematizando Saberes”, os professores e formadores de Geografia, juntamente com os de Arte e Matemática, realizaram em dia 21 de maio de 2012, oficina GEOMARTE: MÚLTIPLOS OLHARES, com os seguintes objetivos:

  • Fomentar a abordagem multidisciplinar do ensino-aprendizagem entre as áreas de Arte, Geografia e Matemática, visando à aprendizagem significativa;
  • Desenvolver metodologia que integre as disciplinas de Geografia, Arte e Matemática;
  • Verificar como a Matemática está presente no cotidiano e permeia as diversas áreas do conhecimento;
  • Reconhecer as várias possibilidades de olhares do cotidiano em diferentes perspectivas.


Professores das áreas supracitadas constituiram o público-alvo


As estratégias da oficina foram planejadas conforme pauta abaixo:


TEMA: GEOMARTE – MÚLTIPLOS OLHARES
PÚBLICO-ALVO: Professores de Arte, Geografia e Matemática
C/H – 3h
DATA: 21DE MAIO DE 2012
FORMADORES: Barrinha, Israel, Clayton, Fredson, Ioneide, Ariosvaldo
FORMADOR DE MATEMÁTICA: Carlos Augusto
COORDENADORA: Deise
Objetivo Geral:
  • Fomentar a abordagem multidisciplinar do ensino-aprendizagem entre as áreas de Arte, Geografia e Matemática visando à aprendizagem significativa.
Objetivo Específico:
  • Desenvolver metodologia que integre as disciplinas de Arte, Geografia e Matemática;
  • Verificar como a Matemática está presente no cotidiano e permeia as diversas áreas do conhecimento;
  • Reconhecer as várias possibilidades de olhares do cotidiano em diferentes perspectivas.
Horário Atividades Recursos
13h00 às 14h00
  • Abertura no auditório “apresentação do projeto”
  • Apresentação cultural
  • Fala do gestor
  • Papel
  • Pincel
  • Tesoura
  • Barbante ou lã
  • Garrafa pet
  • Fita durex
  • Lápis
  • Lápis de cor
  • Régua
14h00 às 15h15 Desenho de Memória – trajeto de casa para a escola
15h15 às 16h00 Teoria e Método:
  • Apreciação e Contextualização dos desenhos
  • Perspectiva e proporção
  • Visão Cartográfica
  • Escalas
  • Atividade de Redução de escala do desenho
  • Representação da sala de aula
16h00 às 16h30 Confecção do relógio solar
16h30 às 17h00
  • Socialização das produções
  • Exibição de vídeo: Carla Caffe

Registro fotográfico da oficina






Desenho livre para mostrar que o aluno pode representar o espaço de vivência e, a partir deste, introduzir as temáticas de percepção, proporção e escala




Apreciação e contextualização da temática




Orientação e produção do relógio solar, bem como elaboração de estratégias para apresentação




Socialização das produções