HOME | FALE conosco | TRABALHE CONOSCO | CADASTRE-SE | Indique este SITE | Links | Email
 
O INSTITUTO
PROGRAMAS
PARCERIA NOTA 10
Fotos do Vero
   
 Notícias sobre educação
 


Professores e Formadores realizam oficina multidisciplinar em Teresina, Piau



Em virtude da Semana da Matemtica, inserida no projeto Matematizando Saberes, os professores e formadores de Geografia, juntamente com os de Arte e Matemtica, realizaram em dia 21 de maio de 2012, oficina GEOMARTE: MLTIPLOS OLHARES, com os seguintes objetivos:

  • Fomentar a abordagem multidisciplinar do ensino-aprendizagem entre as reas de Arte, Geografia e Matemtica, visando aprendizagem significativa;
  • Desenvolver metodologia que integre as disciplinas de Geografia, Arte e Matemtica;
  • Verificar como a Matemtica est presente no cotidiano e permeia as diversas reas do conhecimento;
  • Reconhecer as vrias possibilidades de olhares do cotidiano em diferentes perspectivas.


Professores das reas supracitadas constituiram o pblico-alvo


As estratgias da oficina foram planejadas conforme pauta abaixo:


TEMA: GEOMARTE MLTIPLOS OLHARES
PBLICO-ALVO: Professores de Arte, Geografia e Matemtica
C/H 3h
DATA: 21DE MAIO DE 2012
FORMADORES: Barrinha, Israel, Clayton, Fredson, Ioneide, Ariosvaldo
FORMADOR DE MATEMTICA: Carlos Augusto
COORDENADORA: Deise
Objetivo Geral:
  • Fomentar a abordagem multidisciplinar do ensino-aprendizagem entre as reas de Arte, Geografia e Matemtica visando aprendizagem significativa.
Objetivo Especfico:
  • Desenvolver metodologia que integre as disciplinas de Arte, Geografia e Matemtica;
  • Verificar como a Matemtica est presente no cotidiano e permeia as diversas reas do conhecimento;
  • Reconhecer as vrias possibilidades de olhares do cotidiano em diferentes perspectivas.
Horrio Atividades Recursos
13h00 s 14h00
  • Abertura no auditrio apresentao do projeto
  • Apresentao cultural
  • Fala do gestor
  • Papel
  • Pincel
  • Tesoura
  • Barbante ou l
  • Garrafa pet
  • Fita durex
  • Lpis
  • Lpis de cor
  • Rgua
14h00 s 15h15 Desenho de Memria trajeto de casa para a escola
15h15 s 16h00 Teoria e Mtodo:
  • Apreciao e Contextualizao dos desenhos
  • Perspectiva e proporo
  • Viso Cartogrfica
  • Escalas
  • Atividade de Reduo de escala do desenho
  • Representao da sala de aula
16h00 s 16h30 Confeco do relgio solar
16h30 s 17h00
  • Socializao das produes
  • Exibio de vdeo: Carla Caffe

Registro fotogrfico da oficina






Desenho livre para mostrar que o aluno pode representar o espao de vivncia e, a partir deste, introduzir as temticas de percepo, proporo e escala




Apreciao e contextualizao da temtica




Orientao e produo do relgio solar, bem como elaborao de estratgias para apresentao




Socializao das produes