HOME | FALE conosco | TRABALHE CONOSCO | CADASTRE-SE | Indique este SITE | Links | Email
 
O INSTITUTO
PROGRAMAS
PARCERIA NOTA 10
Fotos do Vero
   
 Notícias sobre educação
 


Qualiescola busca melhorar ensino nas escolas na Bomba do Hemetrio




Por: Instituto Walmart - 22/11/2011


Uma parceria entre o Instituto Walmart, Instituto de Qualidade do Ensino (IQE) e a empresa EMS na realizao do programa Qualiescola comea a apresentar os primeiros resultados na melhoria da qualidade do ensino em seis escolas municipais da regio da Bomba do Hemetrio, bairro do Recife (PE). O trabalho, que comeou no ano passado, envolve a qualificao de 58 professores, 12 gestores e impacta a educao de 1.700 crianas.


A cada seis meses avaliamos o aproveitamento dos alunos. E, em 80% das turmas, j conseguimos que os resultados progredissem cerca de 10%. Achei muito positivo porque esse resultado no esperado em uma fase ainda de estruturao do projeto, comenta a diretora geral do IQE em Pernambuco, Iran Freitas.


A participao das escolas da Bomba no Qualiescola faz parte do Bombando Cidadania e passou por uma fase inicial em 2010, com a preparao de dois profissionais para atuarem como formadores. A capacitao dos professores e gestores nas escolas s comeou a ser realizada por esses formadores e tambm pela equipe do IQE no incio deste ano. Por isso, os resultados recentes surpreendem. O objetivo chegar a elevar em 70% o aproveitamento dos alunos.


"O envolvimento efetivo da escola fundamental no processo de desenvolvimento local. O projeto Qualiescola serve tambm como uma porta de entrada para a temtica na escola", ressalta a gerente do Instituto Walmart, Adriana Franco.


O programa tem durao de 30 meses. Nesse perodo, os professores recebem duas horas semanais de formao, com foco intercalado no aprimoramento do ensino de Portugus, em uma semana, e de Matemtica, na outra. Alm disso, eles recebem orientao individual em sala de aula semanalmente.


Est sendo maravilhoso. Eles vm, entram na sala, ajudam, observam, do sugestes. Tambm proporcionam momentos de troca entre os professores nos quais a gente acaba tendo um incentivo a mais para continuar melhorando, afirma a professora do primeiro ano do ensino fundamental na Escola Municipal Luiz Lua Gonzaga, Cristiane Tenrio.


Enquanto os professores esto sendo preparados para trabalhar com as dificuldades de aprendizado dos alunos, os gestores esto resgatando suas funes de coordenao pedaggica nas escolas. A gente trabalha com a parte administrativa, financeira, gerencia pais, professores, e acaba perdendo a viso pedaggica. Agora, paramos para pensar que, acima de tudo, somos educadores e que precisamos refletir sobre o papel do professor na escola e dar apoio a ele para realizar seu trabalho, diz a diretora da Escola Municipal Luiz Lua Gonzaga, Mabel Prazeres.


A vice-diretora da escola, Simone Cunha, concorda. Tem sido uma grande experincia, e vem mudando a nossa forma de agir. No ltimo conselho de ciclo, em vez de nos reunirmos apenas para ouvir os professores contando sobre as dificuldades dos alunos, nos antecipamos. Fizemos reunies individuais usando os resultados da avaliao do IQE e juntamos os professores depois para falar sobre as solues das dificuldades, explica.