HOME | FALE conosco | TRABALHE CONOSCO | CADASTRE-SE | Indique este SITE | Links | Portal
 
O INSTITUTO
PROGRAMAS
PARCERIA NOTA 10
Fotos do Verão
   
 Notícias sobre educação
 


Prêmio Victor Civita Educador Nota 10




Por: Ana Maria Buzga – Instituto Qualidade no Ensino


Na noite de 17 de outubro, na Sala São Paulo, foi realizada a cerimônia de entrega do Prêmio Victor Civita Educador Nota 10 aos professores que tiveram seus trabalhos premiados.


A solenidade, que foi aberta por Roberto Civita, Presidente da Fundação Victor Civita, teve a presença, entre outras autoridades e personalidades, do Ministro da Educação Fernando Haddad, do Secretário da Educação do Estado de São Paulo, Herman Voorwald e do Secretário Municipal de Educação de São Paulo, Alexandre Schneider. Também esteve presente no evento o presidente do IQE – Instituto Qualidade no Ensino, Horácio Almendra.


Foi uma cerimônia emocionante com a apresentação de vídeos dos 11 professores ganhadores, mostrando seus projetos. O evento foi conduzido pela atriz Denise Fraga, com show do compositor e cantor João Bosco.


Entre os vencedores, destacamos o Professor de Geografia Luís Carlos Batista Rodrigues, da Escola Municipal São Sebastião (Teresina – PI) que, participando do programa Qualiescola do IQE, conquistou o prêmio com o trabalho “O comércio na organização do espaço teresinense”. Ele esteve acompanhado de sua esposa, Professora Antônia Celene Pinheiro Lima, que coordena o Qualiescola na 21ª GRE da SEDUC Piauí.


O objetivo do projeto do Professor Luís Carlos foi mostrar às turmas de 9º ano como o comércio ajudou a organizar o espaço urbano de Teresina. Os 86 estudantes leram textos, analisaram mapas e fotos, observaram marcas do tempo na paisagem e fizeram entrevistas com moradores e trabalhadores, produzindo registros na escola e em visitas de campo, que culminaram com a produção de um documentário em vídeo, que será compartilhado com outras escolas da rede municipal de Teresina.


James Humberto Zomighani Junior, especialista de Geografia do Instituto Qualidade no Ensino, atualmente fazendo doutorado na França, ressaltou: “não deixo de acompanhar e de me emocionar com as belas coisas de nossa terra e de nossa gente! E o trabalho do IQE no Piauí, com os belos e bons frutos que temos colhido, como este projeto do Prof. Luís Carlos Batista Rodrigues, revela como as potencialidades de nossos professores brasileiros podem se desenvolver plenamente quando bem cuidadas e estimuladas!”.


O prêmio Victor Civita, criado em 1998, tem como objetivo identificar, valorizar e divulgar experiências educativas de qualidade, planejadas e executadas por educadores em escolas de ensino regular em todo o Brasil. É a premiação recordista em número de inscrições em toda América Latina, ultrapassando a marca de 40 mil participantes em sua história. Nos 14 anos de existência, foram reconhecidos mais de 140 educadores entre professores e gestores escolares.



Professor Luís Carlos Batista Rodrigues e Horácio Almendra