HOME | FALE conosco | TRABALHE CONOSCO | CADASTRE-SE | Indique este SITE | Links | Email
 
O INSTITUTO
PROGRAMAS
PARCERIA NOTA 10
Fotos do Vero
   
 Notícias sobre educação
 


Como voc, pai ou me, pode participar da vida escolar do seu filho (a)?




Na Escola:

  1. Compareça e participe com interesse de todas as reuniões, conheça o calendário escolar, a proposta pedagógica da escola, saiba o que se espera que seu filho aprenda ao longo do ano. Dê sua opinião e incentive que outros pais façam o mesmo.
  2. Conheça o Regimento Escolar, as normas da escola e incentive que seu filho as observe.
  3. Procure informações sobre a qualidade do ensino e da aprendizagem da escola de seu filho. Conheça os programas que a escola desenvolve, os resultados das avaliações de aprendizagem em que a escola participou, como a Prova Brasil, que é uma avaliação nacional aplicada pelo Ministério da Educação e Cultura.
  4. Visite de tempos em tempos a diretora da escola e a professora de seu filho, entenda mais sobre o funcionamento da escola, os recursos que ela recebe para melhorar o desempenho escolar de seu filho e como você pode ajudá-la.
  5. Converse com outros pais, participe da Associação de Pais e Mestres.
  6. Participe do Conselho Escolar da escola para acompanhar e avaliar a qualidade dos serviços que a escola oferece. A qualidade dos serviços de uma escola é responsabilidade de todos.
  7. Não deixe que seu filho falte à escola desnecessariamente. Nenhuma atividade é mais importante do que a presença dele ao longo dos 200 dias de aula no ano.

No convívio diário:

  1. Converse com seu filho, tente compreender como é o seu dia-a-dia na escola, elogie e valorize suas conquistas, incentive o seu comprometimento e empenho.
  2. Crie para seu filho um espaço e estabeleça um tempo para ele estudar. Se ele não tem atividades, leia algo para ele ou peça para ele escolher algo e ler para você; conversem sobre um bom programa de TV que assistiram juntos, faça perguntas, incentive para que seu filho dê sua opinião; montem um quebra-cabeça ou use o tempo para algum jogo educativo.
  3. Planeje atividades diferentes para o final de semana: ir a um parque, a um museu, a uma exposição, ao cinema, a uma biblioteca. Compre um jornal ou uma revista, converse sobre o que leu e peça para seu filho escolher algo para ler para você.
  4. Acompanhe as atividades escolares de seu filho, verifique como ele está aprendendo, observe as tarefas, as anotações da professora. Se observar que seu filho possui dificuldades que não consegue superar com a sua ajuda, busque apoio com a diretora, coordenadores e professora.
  5. Mostre interesse pela educação de seu filho, incentive o desenvolvimento de valores sociais como respeito ao outro, honestidade, responsabilidade, pontualidade.
  6. Incentive que seu filho finalize seus estudos até o último ano do ensino básico (ensino infantil, ensino fundamental, ensino médio).

Fonte: IQE e Todos pela Educação (www.todospelaeducação.org.br)