HOME | FALE conosco | TRABALHE CONOSCO | CADASTRE-SE | Indique este SITE | Links | Email
 
O INSTITUTO
PROGRAMAS
PARCERIA NOTA 10
Fotos do Vero
   
 Notícias sobre educação
 


Educao realiza mais dois mdulos do "Qualiescola II"




Por: Assessoria de imprensa da Secretaria de Educação de Pernambuco


As formações serão ministradas pelas professoras Maria Teresinha Figueiredo e Jane Barbosa, ambas de São Paulo.


A Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, em parceria com o Instituto Qualidade no Ensino (IQE), realiza, a partir desta terça-feira, (13), mais dois módulos de formação do Programa Qualiescola II, direcionado a educadores de 3º e 4º Ciclos. Até a sexta-feira (16), os professores-formadores da Rede Municipal de Ensino do Recife receberão formações específicas nas áreas de Língua Portuguesa, Ciências e Geografia. As formações de Língua Portuguesa e Ciências serão realizadas na sede do IQE, na Avenida Lins Petit, nº 100 (Empresarial Pedro Stamford, salas 101 a 104 - Ilha do Leite), das 08h às 17h. Já a formação da disciplina de Geografia será na sala de reuniões do Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Rua Real da Torre, nº 299, no bairro da Madalena, no mesmo horário, exceto na sexta-feira, quando acontecerá apenas no turno da manhã.


As formações nas áreas de Ciências e Geografia serão ministradas por Maria Teresinha Figueiredo, professora licenciada em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP). A formadora também concluiu o curso de extensão em Coordenação Pedagógica na Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC-SP) e de Gestão de Meio Ambiente na Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro (FGV-RJ). Maria Teresinha foi consultora do MEC, onde participou da elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais e do Programa Parâmetros em Ação. Já os professores formadores de Geografia contarão com a presença de Jane Barbosa, doutoranda pela USP em Geografia Humana.


Qualiescola - Programa desenvolvido pela Prefeitura do Recife em cooperação técnico-educacional com o IQE para implantação nas escolas municipais. O repasse das novas experiências para os estudantes em sala de aula fica a cargo de cada professor da Rede Municipal envolvido no programa, não havendo interferência na política pedagógica das escolas. No caso dos estudantes, eles passam por uma avaliação diagnóstica no início e final de cada semestre, para acompanhar o desempenho educacional. Além disso, são feitos relatórios mensais sobre a performance de cada educador.


O Qualiescola tem o intuito de promover oficinas de formação em Língua Portuguesa e Matemática para os professores de 1º e 2º ciclos; e também das disciplinas de Geografia, História e Ciências para os de 3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental. O material pedagógico é produzido pelo IQE.


Sediado em São Paulo (SP), o IQE tem como missão contribuir com a melhoria do processo de ensino e aprendizagem nas escolas da rede pública, investindo na formação e valorização dos educadores e na relação escola/comunidade. No caso da Rede Municipal do Recife, a parceria tem duração de três anos e já envolve cerca de 170 professores do 1º ao 4 º ciclo da Rede Municipal, em um ano e sete meses de implantação.


Fonte: http://www.recife.pe.gov.br/2011/09/13/educacao_realiza_mais_dois_modulos_do_qualiescola_ii_178704.php