HOME | FALE conosco | TRABALHE CONOSCO | CADASTRE-SE | Indique este SITE | Links | Email
 
O INSTITUTO
PROGRAMAS
PARCERIA NOTA 10
Fotos do Vero
   
 Notícias sobre educação
 


Representantes do Banco Mundial conhecem experincias do Qualiescola




Quinta-feira, 4 de Agosto de 2011


Em visita à unidade educacional Luiz Gonzaga, eles conversaram com formadores e gestores sobre o sucesso do programa municipal.



Representantes visitaram a Escola Municipal Luiz Gonzaga



Objetivo da visita foi conhecer os frutos do Qualiescola


Representantes da missão de Identificação do Banco Mundial (BIRD) que estão no Recife durante esta semana visitaram, na tarde desta quarta-feira (03), a Escola Municipal Luiz Gonzaga, situada no Bairro da Bomba do Hemetério, Zona Norte da Cidade. Os gestores da instituição financeira, David Evans e Madalena Santos, participaram de uma exposição de experiências do Programa Municipal Qualiescola, feita pela formadora do Instituto Qualidade no Ensino (IQE), e professora da Rede Municipal da Cidade, Simone Campelo, e pela diretora da escola, Mabel Cristina Silva. O objetivo da visita foi conhecer de perto os primeiros frutos do Programa que está formando, desde o início deste ano, 54 professores de 6 escolas dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Fundamental da localidade.


Durante o encontro, os dois especialistas em Educação do BIRD puderam avaliar a experiência exitosa da iniciativa, através do relato da formadora do IQE, que exemplificou os avanços, não só na aprendizagem dos estudantes, como também na auto-confiança do professor. “O Qualiescola possibilita que o educador se aproprie, de fato, do que acontece na escola. Além disso, permite que a gestão tenha um olhar direcionado especificamente para aquele educador, identificando seus talentos bem como suas limitações”, explica Simone, acrescentando que cada professor é acompanhado em sala de aula por um coordenador. A formação do Qualiescola baseia-se na fundamentação sócio-construtivista da psicolinguista argentina Emilia Ferreiro, doutora pela Universidade de Genebra que deu continuidade aos estudos de epistemologia genética iniciados por Jean Piaget.


Na fundamentação, o professor reavalia seu modus operandi, saindo da condição de elemento memorizador para a situação de compreensão, entre outros diferenciais. “Fico muito satisfeita de encontrar um programa desses sendo aplicado numa escola da Bomba do Hemetério”, diz a especialista em Educação, Madalena Santos, que revela, ainda, que esse comprometimento com a formação do educador vem mudando a realidade das escolas, nos últimos anos, nas esferas federal, estadual e municipal. “Através de programas como este, a gestão oferece às escolas o papel de proporcionadora de conteúdo/prática, e tira o educador do isolamento”, frisa.


O Qualiescola na Bomba do Hemetério é resultado de uma parceria da Prefeitura do Recife com o IQE, Instituto Walmart e Comitê de Apoio ao Programa Bombando Cidadania. “A escolha do Recife pela missão identificadora do BIRD deve-se à parceria já existente da Prefeitura com a instituição. O Banco trabalha com ações de serviço e os programas de formação continuada de professores e o que é levado para dentro da sala de aula é do nosso interesse”, falou David Evans que se mostrou impressionado com a dedicação dos gestores da Secretaria de Educação em trabalhar cada vez mais pela elevação da qualidade do ensino na Capital.


A diretora da E.M. Luiz Gonzaga, Mabel Cristina Silva, destacou as mudanças que já podem ser observadas nos 12 educadores da unidade que estão recebendo a formação. “Em seis meses já podemos ver a mudança nos métodos de ensino deles. E também o que chamou a nossa atenção foi a relação entre as seis unidades do bairro, que ficou mais estreita, cooperativa”, comemorou. A gestora estava acompanhada da vice-dirigente da unidade, Simone de Faria; das gerentes de Educação Infantil, Isleide Carvalho; e de 1º e 2º Ciclos, Mariza Augusta; bem como da diretora Geral de Acompanhamento e Avaliações Educacionais, Joana D’arc.


Qualiescola - Programa desenvolvido pela Prefeitura do Recife em cooperação técnico-educacional com o IQE para implantação nas escolas municipais. O repasse das novas experiências para os estudantes em sala de aula fica a cargo de cada professor da Rede Municipal envolvido no programa, não havendo interferência na política pedagógica das escolas. No caso dos estudantes, eles passam por uma avaliação diagnóstica no início e final de cada semestre, para acompanhar o desempenho educacional. Além disso, são feitos relatórios mensais sobre a performance de cada educador.


O Qualiescola tem o intuito de promover oficinas de formação em Língua Portuguesa e Matemática para os professores de 1º e 2º Ciclos; e também das disciplinas de Geografia, História e Ciências para os de 3º e 4º Ciclos do Ensino Fundamental. Com apoio de material pedagógico produzido pelo IQE, o Programa conta com parceiros como a Companhia Industrial de Vidros (CIV), Grupo Cornélio Brennand, indústria farmacêutica EMS, Comitê de Apoio ao Programa Bombando Cidadania, além do Instituto Walmart.


Sediado em São Paulo (SP), o IQE tem como missão contribuir com a melhoria do processo de ensino e aprendizagem nas escolas da rede pública, investindo na formação e valorização dos educadores e na relação escola/comunidade. No caso da rede municipal do Recife, a parceria tem duração de três anos e já envolve cerca de 170 professores do 1º ao 4 º ciclo da Rede Municipal em um ano de cinco meses de implantação.


Missão - Com objetivo de avançar na preparação do Programa de Desenvolvimento da Educação e Gestão Pública no Município do Recife, o prefeito João da Costa recebeu, na tarde desta terça-feira (02), em seu gabinete, representantes da missão de identificação do Banco Mundial (BIRD). O grupo está na Cidade durante toda a semana, trabalhando junto à equipe técnica da Prefeitura do Recife para conhecer as problemáticas que permeiam os assuntos propostos pelo plano, no intuito de traçar objetivos para o programa, a ser financiado em um valor estimado em 130 milhões de dólares, dos quais 100 milhões direcionados à Educação.


Prefeitura do Recife - Secretaria de Educao, Esporte e Lazer
Fotos: Inaldo Menezes.