HOME | FALE conosco | TRABALHE CONOSCO | CADASTRE-SE | Indique este SITE | Links | Email
 
O INSTITUTO
PROGRAMAS
PARCERIA NOTA 10
Fotos do Vero
   
 Notícias sobre educação
 


Professores da Rede Municipal de Recife participam de formao no Instituto Qualidade no Ensino




Por Por Suzan Vitorino


Dezenove educadores da Rede Municipal estão participando de formação técnico-educacional no escritório do Instituto Qualidade no Ensino (IQE), na Avenida Lins Petit, 100/ sala 102, no Bairro da Ilha do Leite, em Recife/PE. A iniciativa, resultante de um convênio entre a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seel) e o Instituto - assinado em maio deste ano -, faz parte da implementação do Programa Qualidade na Escola (Qualiescola) e tem a finalidade de melhorar o processo do ensino e da aprendizagem em 34 unidades de ensino de 3º e 4º ciclos.


Os educadores foram selecionados de acordo com o perfil e desempenho apresentado em sala de aula. O curso tem carga horária de 360h/aula e as disciplinas escolhidas para a formação são Matemática, Português, Geografia, História e Ciências. A ação consiste em preparar cada professor, chamado na ocasião de pró-formador, a repassar o conhecimento adquirido na formação para outros professores da Rede. Cada pró-formador será responsável por desenvolver o seu trabalho em sete escolas municipais.


A coordenadora e formadora de Matemática do IQE, Fátima Nascimento, capacita educadores baseada nos pressupostos e correntes em que está apoiada a disciplina, enfatizando os conteúdos utilizados em sala de aula. “O estudo é feito a partir de uma perspectiva de mudança do perfil do aluno, tornando o estudante mais crítico e investigativo”, ressalta a coordenadora.


Já a formadora de Geografia, Jane Barbosa, ensina a disciplina a partir dos quatro grandes eixos do Parâmetro Curricular Nacional (PCN). Desde a concepção da natureza até questões atuais como globalização e Divisão Internacional do Trabalho (DIT) são abordadas no curso. “A importância dessa iniciativa é mostrar ao professor a melhor maneira de passar o conhecimento para os educandos”, frisa Jane.


A professora de Geografia da Escola Municipal Octávio de Meira Lins (RPA 3), Maria Ana Paula Freire, aprova a formação. “É um grande salto de qualidade para os 3º e 4º ciclos. Estamos estudando novas abordagens para levar a disciplina aos estudantes, além de aprofundar e rever alguns conceitos da Geografia”, comenta.


Qualiescola - O convênio terá duração de três anos e vai envolver cerca de 500 professores e 16.000 estudantes do 3º e 4º ciclos do ensino fundamental, além de educadores de 34 escolas municipais. O objetivo é qualificar a educação pública por intermédio de um programa de formação de professores. O repasse das novas experiências para os estudantes em sala de aula ficará por conta de cada professor da Rede municipal envolvido no programa, não havendo interferência na política pedagógica das escolas. No caso dos estudantes, eles passarão por uma avaliação diagnóstica no início e final de cada semestre, para acompanhar o desempenho educacional. Também está prevista a realização de reforço escolar, visando a fortalecer o trabalho executado pelo Qualiescola.


Fonte: Prefeitura de Recife