HOME | FALE conosco | TRABALHE CONOSCO | CADASTRE-SE | Indique este SITE | Links | Portal
 
O INSTITUTO
PROGRAMAS
PARCERIA NOTA 10
Fotos do Vero
   
 Notícias sobre educação
 


Gestores e Coordenadores pedaggicos participam de reunio sobre a Parmep 2011




No dia 30 de maio de 2011, a Secretaria Municipal de Educação de Petrolina (SMEP) realizou reunião com todos os gestores e coordenadores pedagógicos da Rede Municipal de Ensino para orientá-los sobre as avaliações da Rede Municipal de Educação de Petrolina (Parmep) 2011, que ocorreram no início em junho. O evento foi realizado no auditório do SEST/SENAT e contou com a participação da Assessora de Assuntos Especiais da Secretaria de Educação, Emília Ribeiro; da Coordenadora do Programa Qualiescola em Petrolina, Lucineide Morais e da Coordenadora Estadual do Instituto Qualidade no Ensino (IQE) em Pernambuco, Iran de Fátima Freitas.


Durante o evento, acompanhado por 150 gestores e coordenadores, foram repassadas orientações sobre todo o processo necessário para a aplicação das avaliações da Parmep, realizadas nos dias 07, 08 e 09 de junho, em 77 Escolas Municipais de Petrolina, destinadas aos alunos do 2º ao 9º ano.


Nos três dias de avaliações, mais de 21 mil alunos foram avaliados nas habilidades de Matemática e Português. No primeiro dia da avaliação, os alunos realizaram Produção de Texto; no segundo dia, fizeram provas de Leitura e Interpretação de Textos; e no último dia, foram avaliados nas habilidades de Matemática. Após as aplicações das avaliações, os gestores enviaram à Secretaria de Educação, as folhas de respostas, que logo em seguida seguiram para o IQE em Recife, para análise.


Segundo a Coordenadora Estadual do IQE em Pernambuco, Iran Freitas, que ministrou a palestra sobre o processo de avaliação dos alunos do 2º ao 9º ano, o encontro teve a finalidade de orientar sobre como aplicar as avaliações e de explicar como so importantes os resultados obtidos após a correção das provas para poder observar se as metas estabelecidas foram alcançadas e que aspectos devem melhorar no ensino das escolas municipais. Os alunos que não obtiverem bons resultados receberão reforços com atividades elaboradas pelos especialistas do IQE para que aprendam os conteúdos necessários.


Para o gestor do núcleo 24, que corresponde às Escolas Municipais Luiz de Souza, São José e Santa Cruz, Paulo José Vieira, a reunião foi enriquecedora. “É muito importante tratarmos desse assunto, porque a partir desse diagnóstico que é realizado e após o resultado da avaliação, todas as escolas podem direcionar as atividades de intervenção. Além disso, a orientação é fundamental nesse processo de avaliação.”, ressaltou.


A Assessora de Assuntos Especiais da SMEP, Emília Ribeiro, que também se fez presente na ocasião, enfatizou a importância dessa etapa de avaliação. “Nessa reunião, os gestores puderam tomar conhecimento das metas estabelecidas e construídas por todos os envolvidos para o desempenho da educação pública, algo que é de responsabilidade de todos nós. Cientes assim, do compromisso de todos, partindo da Secretaria de Educação, dos gestores municipais, dos coordenadores pedagógicos, dos alunos e de toda família.”, afirmou.


Os discentes do 2º ao 9º ano passam por esse processo de avaliação a cada seis meses. Segundo a Coordenadora Estadual do IQE, Iran Freitas, a previsão é de que no início do segundo semestre de 2011, os resultados das avaliações aplicadas nos dias 07, 08 e 09 sejam enviados às Escolas da Rede Municipal de Petrolina.


Texto e Foto: Élida Maria
Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Petrolina