HOME | FALE conosco | TRABALHE CONOSCO | CADASTRE-SE | Indique este SITE | Links | Portal
 
O INSTITUTO
PROGRAMAS
PARCERIA NOTA 10
Fotos do Vero
   
 Notícias sobre educação
 


Conveno de leitores mobiliza e integra professores da rede municipal de Teresina



Por Coordenação e Formação de Língua Portuguesa – SEMEC - Teresina*
 
A Primeira Semana Literária “Convenção de Leitores”, promovida pela equipe de formação docente contínua da Rede Municipal de Educação de Teresina, aconteceu no período de 11 a 15 de abril de 2011, no  Centro de Formação Professor Odilon Nunes. O evento contou com o apoio do Instituto Qualidade no Ensino (IQE) e teve como objetivos principais proporcionar momentos de fruição através de práticas diversificadas de leitura e integrar as diversas áreas do conhecimento no trabalho com leitura de gêneros textuais literários e não-literários. Com a participação de 550 educadores da Educação Infantil ao 9º Ano do Ensino Fundamental, a Semana apresentou um cronograma de atividades diversificas de leitura, produção textual e expressões artísticas envolvendo professores, alunos, gestores da educação municipal e convidados.
 
Concebida como uma alternativa didática de resposta à necessidade de desenvolvimento das habilidades de leitura pelos alunos da rede municipal de Teresina e como espaço de troca entre as diferentes áreas do currículo e entre segmentos de ensino, a Semana Literária abordou em oficinas interdisciplinares os seguintes temas: “Geografia em Verso e Prosa”; “Os Contos de Fadas e Lendas: a história por detrás dos mitos”; “Encantador de Leituras: Arte e Literatura”; “Fanzine”; “Jogando com a Leitura: jogos, desafios e curiosidades matemáticas”; “Lendo conceitos científicos: camuflagem – um jeito de ser na evolução das espécies”.  Durante as conferências e bate-papo literário os professores convidados Sheldon Reis, Luís de Oliveira e Soraya Melo discutiram respectivamente, A importância da leitura na prática docente, O ensino da literatura piauiense nas escolas públicas e privadas, Repensando a leitura – letramento literário.  Foram, também, ações da Semana Literária exposições de trabalhos produzidos durante as oficinas, atrações artísticas e sorteios de livros. 
 
A abertura da Semana Literária “Convenção de Leitores” foi feita pelo Coral de Crianças de Escola Municipal Murilo Braga, coordenado pelo professor Pedro de Alcântara, seguido do pronunciamento da Gerente do Centro Formação Professor Odilon Nunes, professora Anabela Freitas que saudou a todos e ressaltou a relevância do evento para a melhoria do processo ensino aprendizagem na rede municipal de ensino. Em seguida, a coordenadora do evento, professora Benigna Barretos, coordenadora de Língua Portuguesa do Programa QUALIESCOLA II/SEMEC, apresentou a concepção do projeto, enfatizou a importância da leitura em todas as áreas do conhecimento e da articulação coletiva do trabalho interdisciplinar como necessidade e possibilidade de viabilizá-lo na escola, promovendo a troca e a construção de saberes. Destacou, ainda, a necessidade das parcerias, mencionando a colaboração dos grupos de formação, da equipe gestora do Centro de Formação e a colaboração pedagógica e financeira do IQE (na aquisição de materiais de papelaria e livros para sorteio entre os professores participantes).
 
Segundo a professora de Língua Portuguesa Walda Leite, da Escola Municipal Santa Teresa, que participou do primeiro e terceiro dias do encontro, a programação da Semana Literária proporcionou momentos de aprendizagem significativa. “Nós deveríamos poder participar de todos esses ricos momentos de troca de conhecimento entre colegas das outras disciplinas e níveis de ensino”, afirmou a professora. Já para o professor de Matemática Antônio Carlos Menezes, da Escola Cristina Evangelista, a oficina Jogando com a Leitura, que propôs a vivência de desafios lógicos, foi uma situação inovadora e inusitada de aprendizagem de matemática por meio da leitura, “Fiquei surpreso com as questões de raciocínio lógico, pois não envolveram cálculos, só interpretação dos enunciados”, disse o professor. 
 
A Semana Literária contou, também, com a presença de coordenadores e professores-formadores da Secretaria de Educação do Estado do Piauí, com representantes dos municípios de Campo Maior, José Freitas, Parnaíba, União e Teresina, acompanhados da especialista em Língua Portuguesa e coordenadora do Programa QUALIESCOLA II/SP, professora Maria Sidalina Gouveia, que, ao avaliar o evento, considerou o mesmo importantíssimo, sugerindo sua integração ao calendário de atividades da formação da Secretaria Municipal de Educação, “...pois o objetivo  de integrar as diversas áreas do conhecimento no trabalho com a leitura de gêneros textuais e a qualidade do que pude vivenciar justificam-no plenamente. Testemunhei o maior e melhor evento realizado no Centro de Formação Professor Odilon Nunes” , comentou a especialista.
 
O encerramento aconteceu na sexta-feira, 15/04, com a oficina interdisciplinar “Lendo Conceitos Científicos”, organizada e executada pela equipe de formadores de Ciências e do 1º ano da Gerência de Formação, e a distribuição de mudas de plantas frutíferas e ornamentais.



Gerente do Centro Formação Professor Odilon Nunes, professora Anabela Freitas, e coordenadora de Língua Portuguesa do Programa QUALIESCOLA II/SEMEC, professora Benigna Barretos, saúdam participantes do evento “Convenção de Leitores” e ressaltam a importância da leitura em todas as áreas do conhecimento.



Secretário de Educação do Município de Teresina, professor José de Ribamar Torres Rodrigues, conversa com os professores da rede municipal durante oficina “Os contos de fadas e lendas: a história por detrás dos mitos”.



Geografia em verso e prosa viabiliza o trabalho interdisciplinar na escola em prol da formação de cidadãos plenos.



Professores de Ciências Naturais da rede municipal de Teresina participam da oficina “Lendo conceitos científicos: camuflagem — um jeito de ser na evolução das espécies.



Professores participam da oficina de produção de fanzine.



Coordenadora de Língua Portuguesa do Programa Qualiescola II/SP, professora Sidalina Gouveia, e formadoras de Língua Portuguesa da Secretaria do Estado do Piauí prestigiam a 1ª Semana Literária “Convenções de Leitores”, promovida pela equipe de formação docente contínua, da Rede Municipal de Educação de Teresina.



Coordenadora de Matemática do Programa Qualiescola II/SP, professora Maria Aparecida Bizordi , e formadores de Matemática da Secretaria do Estado do Piauí participam da Oficina “Jogando com a Leitura: jogos, desafios e curiosidades matemáticas.



Coral da Escola Municipal Murilo Braga apresenta-se durante a Semana Literária “Convenção de Leitores”


*Benigna Barretos Barbosa de Oliveira
Maria Betânea Luz Moura
Maria do Socorro de Paula
Silvânia Anjos Pimentel
Solange Campelo
Shenna Luíssa
Vilma Sampaio.