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Produo de texto em Roseira A apropriao de uma metodologia




PRODUO DE TEXTO EM ROSEIRA A APROPRIAO DE UMA METODOLOGIA


Nos anos de 2014 e 2015 realizamos a formao de Coordenadores Pedaggicos e de Professores do Ensino Fundamental I, no municpio de Roseira, interior de So Paulo, em Lngua Portuguesa e Matemtica. O trabalho foi sempre gratificante para ns do IQE, pois os educadores levam muito a srio o que educao de qualidade.


Em 2015, especificamente, desenvolvemos, em Lngua Portuguesa, sequncias didticas de Produo Textual, rea em que os alunos demonstravam maiores dificuldades. Foi um trabalho intenso, com planejamento conjunto, formao continuada e aulas compartilhadas entre professores e especialistas do IQE. E o resultado foi muito bom! Tanto que, aps dois anos de encerramento dessa fase de formao, os professores permanecem desenvolvendo projetos baseados nas etapas e no modo como foram orientados.


A Produo de Texto configura-se em uma atividade que requer cuidado no planejamento, na realizao e na finalizao do que produzido. E, por isso, leva um bom tempo para ser feita. O processo todo se desenvolve a partir de

  • Antes da Produo apresentao da situao comunicativa, seguindo para reconhecimento do que os alunos j sabem, uma produo inicial (ainda sem interveno do professor), definio do contexto em que os textos sero publicados, a leitura de textos que podem servir como referncia (no mnimo 3), busca de regularidades do gnero textual, elaborao do pr-texto.
  • Produo.
  • Aps a produo reviso, edio e avaliao/autoavaliao.

Em 2017, as professoras Mara e Wanda, do 3 ano, e a professora Maria Nazar, do 4 ano, da Escola Professora Odila Souza de Oliveira, enviaram ao IQE os projetos de Produo Textual com os gneros: Biografia / Autobiografia e Regras de Jogo (3 ano); Carta de Reclamao (4 ano), com a descrio de todas as etapas programadas.


Os grupos refletiram sobre o que j conheciam, decidiram onde suas produes seriam publicadas, buscaram as caractersticas dos gneros textuais estudados como referncia para a construo de seus prprios textos, produziram, revisaram, editaram, publicaram e avaliaram o processo de aprendizagem.


Parabns s professoras, aos alunos e a todos que favoreceram esse trabalho de excelncia.


As Autobiografias viraram livros. As Regras de Jogos, manuais. Um fato interessante que os alunos do 4 ano tiveram uma das reclamaes atendida. Ganharam uma mesa nova de ping-pong. O gnero carta de reclamao cumpriu plenamente sua funo social.


Produo da autobiografia 3 ano



Aluno revisando seu texto



Alunos e suas produes (essa foto foi capa do livro)


Autobiografia (um exemplo)



PRODUO DE REGRAS DO JOGO (EM DUPLAS) 3 ANO
BATE E CORRE


OBJETIVO DO JOGO: ser o nico participante a no ir para o meio da roda


IDADE: a partir de 7 anos


NMEROS DE JOGADORES: 10 a 15


MATERIAL NECESSRIO: nenhum


REGRAS DA BRINCADEIRA

  • 1. Os participantes formam uma roda e um jogador inicia a brincadeira.
  • 2. Ao sinal de incio, o jogador separado pe-se a correr em volta da roda, devendo bater inesperadamente no ombro de um colega.
  • 3. Este sai no seu encalo, enquanto o outro continua a correr em torno da roda para tentar ocupar outro lugar, agora vago no crculo, antes de ser apanhado.
  • 4. Se conseguir, o corredor desafiado reinicia a partida indo tocar outro. No caso contrrio o alcanado vai para o centro da roda e l fica ate outro cometer erro semelhante ao seu, trocando de lugar com ele.

CARTA DE RECLAMAO 4 ANO




Grfico das reclamaes da turma


UM EXEMPLO DE CARTA DE RECLAMAO ANTERIOR REVISO