HOME | FALE conosco | TRABALHE CONOSCO | CADASTRE-SE | Indique este SITE | Links | Portal
 
O INSTITUTO
PROGRAMAS
PARCERIA NOTA 10
Fotos do Vero
   
 Notícias sobre educação
 


Nota sobre o PROJETO PIAU



Por: Maria Helena Costa Braga

Entre 21 e 25 de fevereiro quarenta e dois formadores de doze municpios do Piau participaram do 5 Encontro de Formao em Lngua Portuguesa e Matemtica, coordenados respectivamente pelas professoras Maria Helena Costa Braga e Conceio Parateli. A pauta principal foi o aprofundamento dos conhecimentos sobre como e para qu planejar.

As reunies, com durao de oito horas dirias, foram, mais uma vez, uma grata possibilidade de troca entre os representantes dos municpios de gua Branca, Buriti dos Lopes, Cocal, Corrente, Hugo Napoleo, Jardim do Mulato, Juazeiro do Piau, Morro Cabea no Tempo, Nossa Senhora dos Remdios, Pio IX, So Joo do Arraial e Uruu.

Compartilhar sucessos e dificuldades fomenta a vontade e o interesse pela melhoria da qualidade da educao, to necessria ao desafio que o frgil desempenho de uma boa parte das escolas pblicas brasileiras impe a nossa realidade educacional.

Os depoimentos dos formadores foram ricos em exemplos de superao e sucesso. Muitos afirmaram o quanto o Programa Qualiescola tem contribudo para orientar os professores no sentido de uma interveno pedaggica de qualidade, que s se configura quando h pleno conhecimento dos processos de aprendizagem de cada aluno e das caractersticas especficas das reas de ensino.

O estudo dos Cadernos Conceito e Ao, que favorecem o trajeto ao reflexo - ao, tem sido fundamental para a orientao das aes junto aos professores. Assim, tambm, a anlise dos resultados das avaliaes diagnsticas de aprendizagem dos alunos permite que se conheam as habilidades individuais que requerem intervenes profundas e diretivas.

Percebe-se que os pontos mais longnquos do Estado esto sendo alvo do profissionalismo que culmina do encontro entre o IQE, formadores e docentes. As escolas situadas em zonas rurais tm recebido orientaes com a mesma seriedade e conhecimento que se destina aos centros urbanos.

Escolas, como as de Jardim do Mulato, renem-se para elaborar um planejamento comum que atenda s necessidades de leitura e escrita, iniciativa pouco comum e que, certamente, produzir efeitos muito positivos.

A sensao ao final do encontro a de que h muito por fazer, mas que os primeiros passos foram dados.