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 Notícias sobre educação
 


IQE no XII ENEM, Encontro Nacional de Educao Matemtica




De 13 a 16 de julho, aconteceu na Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul), em So Paulo, o XII ENEM, Encontro Nacional de Educao Matemtica.


Segundo o professor Suedy Azevedo, formador de Matemtica do IQE/PE, o evento, que reuniu pesquisadores e professores de todo o pas, envolvidos com a Educao Matemtica, foi marcado pelo momento de aprendizado, discusses e troca de experincias com especialistas que pesquisam sobre os mais diversos temas, entre eles: formao inicial e continuada, currculo, prticas metodolgicas, programas sociais e tecnologias na educao.


Nesse encontro, uma equipe formada pelo prof Suedy Azevedo, licenciado em Matemtica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Lidiane Carvalho e Otai dos Santos, mestrandos da UFPE, e Lucelma Carvalho, aluna da Licenciatura em Qumica na mesma instituio, apresentou um trabalho cujo foco foi a participao de estudantes em projetos e decises de uma Escola de Referncia em Ensino Mdio, que funciona em perodo integral na cidade de Bezerros PE. Foi observado que, nessa escola, a participao dos estudantes se dava, em geral, por meio do Protagonismo Juvenil uma filosofia implantada na escola. O grupo mostrou algumas das aes desenvolvidas por meio de projetos buscando relacion-las com caractersticas da escola participativa.


Na ocasio, a professora Christiane Rodrigues, mestre em Educao pela Universidade Federal do Esprito Santo (UFES), formadora de Matemtica do Programa Educao Ampliada, uma parceria entre IQE, ICE, Espirito Santo em Ao e a Secretaria Municipal de Educao de Vitria (ES), apresentou dois trabalhos. O primeiro, intitulado Diretrizes curriculares do Ensino Fundamental do Municpio de Vitria: uma produo a muitas mos, foi escrito em colaborao com a pedagoga Carla Augusta de Carvalho e teve como objetivo apresentar o processo de reviso das Diretrizes Curriculares do Ensino Fundamental do Municpio de Vitria, mais especificamente a parte relativa rea da Matemtica.


O resultado deste trabalho se mostrou favorvel, haja vista a necessidade de organizao, alinhamento, continuidade e progresso do currculo. O segundo trabalho foi um recorte da dissertao de Mestrado da professora, e apresentou o ttulo Como o sujeito com sndrome de Down aprende matemtica?. O objetivo da pesquisa foi ampliar a compreenso do processo de ensino e aprendizagem da Matemtica para estudantes com sndrome de Down inscritos nos ltimos anos do Ensino Fundamental. O trabalho apontou para formas de realizar um ensino mais efetivo da Matemtica na Educao Inclusiva, proporcionando Escola (re)construir uma prtica pedaggica que favorea o desenvolvimento de habilidades imprescindveis competncia do estudante com sndrome de Down.


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