HOME | FALE conosco | TRABALHE CONOSCO | CADASTRE-SE | Indique este SITE | Links | Portal
 
O INSTITUTO
PROGRAMAS
PARCERIA NOTA 10
Fotos do Vero
   
 Notícias sobre educação
 


6/2018"Criar" ou "Crear"
6/2018E agora que o futuro já chegou?!
6/2018Recorrendo à História para entender nosso presente
5/2018O bom uso da tecnologia na educação
5/2018Quanto custa uma escola pública
5/2018Tecnologia e aprendizagem
5/2018Formação docente – um grande desafio
5/2018Integração entre os entes públicos: premissa para uma educação de qualidade
4/2018Educação de qualidade, na escola pública, é possível
4/2018Intersetorialidade e controle por resultados: uma necessidade para a educação
4/2018O papel dos indicadores na educação
4/2018Base Nacional Comum Curricular
3/2018Educação e Economia
3/2018Novo Ensino Médio ...
3/2018Um curto passeio pela história da educação brasileira
3/2018Seleção de professores e diretores: um processo em transição
2/2018Avaliação diagnóstica: aspectos pedagógicos e sociais
2/2018O celular na sala de aula: sim ou não?
2/2018Censo Escolar 2017
2/2018Educação é assistência social?
1/2018Em 2018 completaremos 24 anos de conquistas...
1/2018Um novo caminho
1/2018Impactos da industrialização brasileira na educação
1/2018Teresina sob a ótica do IDEB e do IDH
1/2018Futurismo ou necessidade?
12/2017Perspectivas para 2018
12/2017IDEB: sua função pedagógica
12/2017A educação e o controle por resultados
12/2017Integração: uma necessidade para a educação
11/2017Uma luz no fim do túnel?
11/2017Educação Integral
11/2017Investimento Social Privado
11/2017Chile: um precursor de boas práticas de gestão pública
11/2017Produção de texto em Roseira – A apropriação de uma metodologia
11/2017Pequenos avanços, mesmo com excesso de burocracia...
10/2017A “Prova Brasil” vem aí...
10/2017Um direito infantojuvenil
10/2017Podemos aprender com a nossa história...
10/2017Lições das escolas públicas piauienses
9/2017Comunicar-se bem é um direito indispensável para o ser humano
9/2017Desafios da formação docente
9/2017Tecnologias de Informação e Comunicação
9/2017Gestão escolar e a relação com o Projeto Político Pedagógico
8/2017Explorando a matemática nas mídias
8/2017Além de espaço de leitura, a sala de aula é também espaço de autoria
8/2017A Educação Infantil e o trabalho com a língua escrita
8/2017A educação e seu estado anacrônico
7/2017Avaliação municipal em São Paulo
7/2017As fórmulas e a Matemática
7/2017O ensino de Língua Portuguesa deve ser integrado
7/2017O Homem Integral
6/2017O terceiro setor na educação
6/2017Ciências da Natureza e a terceira versão da Base Nacional Comum
6/2017Controle por resultados na educação
6/2017A necessária intersetorialidade na educação
5/2017Plano de ensino: (re) elaboração permanente
5/2017Com reforma do Ensino há conhecimento dispensável?
5/2017Pontuação: muito é permitido, porém ...
5/2017Tecnologia, conectividade e educação
5/2017Língua Portuguesa e Beleza: uma rima convidativa
5/2017Esferas administrativas e suas responsabilidades
4/2017Metamemória como formação de identidade
4/2017Formação docente
4/2017Gestão da sala de aula - Planejando também o imprevisto
4/2017O jornal na sala de aula
4/2017Retórica ajuda na prática argumentativa
3/2017“Educação é a base de tudo”, destaca Ozires Silva em palestra
3/2017Não há crescimento sem educação
3/2017Aprendizagem: equilíbrio entre razão e emoção
3/2017“O professor é o recurso mais importante na educação”: Entrevista de José Almendra à Revista Cidade Verde
3/2017Avaliações Diagnósticas de Aprendizagem: algumas reflexões
3/2017Ciências na Educação Infantil favorecem o desenvolvimento das crianças
2/2017O cinema na sala de aula
2/2017Dar sentido à vida
2/2017Memorização na aprendizagem matemática
2/2017A retórica em sala de aula: argumentação, compreensão, posicionamento e respeito às diferentes opiniões
1/2017O PISA e o ensino de Ciências no Brasil
1/2017Como o teatro pode contribuir para o aprendizado de Língua Portuguesa
1/2017Um longo caminho a trilhar ...
1/2017Na gaveta da memória: Fábulas, Lendas, Zumbis e Pokémons
1/2017Em tempos de intolerância, os alunos ensinam...
1/2017Prêmio Piauí de Inclusão Social: Menções honrosas também são destaque
1/2017Nota de Falecimento: Sr. Horácio Almendra
1/2017Presidente do IQE morre aos 72 anos
1/2017Horácio Almendra morre aos 72 anos em São Paulo
12/2016Calculadora: suporte para avançar na aprendizagem
12/2016Infográficos na escola e, especialmente, nas aulas de Língua Portuguesa
12/2016Há conhecimento dispensável?
12/2016Educação Integral
11/2016A democracia, uma lição de história
11/2016Diferenças entre rede pública e privada
11/2016Formação docente deve ser conectada aos alunos
11/2016Tecendo uma história de mãe e de alfabetização
11/2016Literatura afro-brasileira no ensino básico deve ser revista
11/2016Chile: um jeito diferente de selecionar diretores escolares
11/2016A quem dedico o dia de hoje?
11/2016Os jovens e a leitura
11/2016Educação Financeira: prelúdio de sua presença no currículo escolar
11/2016O lúdico é fundamental na educação escolar
10/2016A remuneração por mérito faz sentido?
10/2016Dia dos professores 2016
10/2016A literatura africana e afro-brasileira no ensino básico: desafios e possibilidades
10/2016Paulista e Fiat/Jeep lançam Qualiescola do IQE
10/2016Investimento: Jeep lança programa de Educação no Paulista (PE)
10/2016Tecnologia na escola garante aulas melhores de Ciências?
9/2016A arte e o aprendizado de Língua Portuguesa sobem ao palco
9/2016Referenciais matemáticos e o ensino da Matemática: articulação de
9/2016IDEB: a meta maior é a qualidade na Educação
9/2016A meta é a qualidade na educação
9/2016Adolescência no Brasil e o desafio da construção de um novo Projeto de Escola Pública
8/2016Por uma escola mais democrática
8/2016Formação docente
8/2016Novos desafios para o Diretor Escolar
8/2016Alfabetização financeira e sustentabilidade na sala de aula
8/2016O ensino de Língua Portuguesa vai além da gramática
8/2016IQE no XII ENEM, Encontro Nacional de Educação Matemática
7/2016Projeto Experimento - Juquitiba
7/2016A história pode ajudar nosso presente
7/2016O desprestígio da leitura do jornal em sala de aula
7/2016Ciências da Natureza e a nova versão da Base Nacional Comum
6/2016A democracia no cotidiano da escola como princípio para a formação cidadã
6/2016As dimensões da álgebra e o desenvolvimento do pensamento algébrico
6/2016O telejornal em sala de aula
6/2016O resultado da Prova Brasil vem aí ...
6/2016Conviver com as diferenças: isso se aprende?
6/2016Em tempos de WhatsApp, educadores defendem ensino da Língua Portuguesa lendo e produzindo cartas
6/2016Modo de ler na escola deve ser revisto, diz especialista
5/2016Formação de professores: entraves sobre articulação entre teoria e prática no ensino de Matemática
5/2016A difícil renovação no ensino de Ciências
5/2016O cotidiano como dimensão da História
5/2016A educação de Teresina sob a óptica do IDEB e do IDH
4/2016Em tempos de WhatsApp, também ensinamos Língua Portuguesa lendo e produzindo cartas
4/2016Escola ou família: de quem é a responsabilidade de educar?
4/2016Migração de matrículas entre escolas públicas e particulares
4/2016Tempo de mudanças ...
3/2016O Zika vírus e as aulas de Ciências
3/2016Números e operações: situações-problema em sala de aula é principal dificuldade de alunos
3/2016Avaliações diagnósticas sem estratégias pedagógicas não contribuem com o ensino
3/2016Outra vez, falar de mulheres!
3/2016Pesquisa mostra dificuldades em sala de aula
3/2016Projeto de Lei de Responsabilidade Educacional
3/2016Marias e outras Mulheres e as condições do ser professora no Brasil
3/2016(Re) introduzindo o desenho geométrico nas aulas de Matemática
3/2016Zika vírus: Conhecimento deve ser aprofundado em sala de aula
2/2016A prática cultural da leitura e os modos de ler na escola
2/2016O desafio da “Base Nacional Curricular Comum”
2/2016O uso do celular na sala de aula ainda divide opiniões
1/2016Reflexões para uma escola pública integral e inclusiva
1/2016IQE - Instituto Qualidade no Ensino: Completamos a maioridade
1/2016Programa Qualiescola: sistema estruturante de ensino fortalecendo a competência da escola
1/2016A vida do grafite em sala de aula
1/2016A sala de aula em estações
1/2016Especialista faz considerações sobre uso do celular na sala de aula
0/2016Escolas públicas devem priorizar currículo multidimensional, defende especialista
12/2015IQE - Instituto Qualidade no Ensino: Completamos a maioridade
12/2015A desativação de bibliotecas escolares e sua implicação nas práticas de leitura
12/2015Corrente (PI): Programa educacional vai beneficiar cerca de 2.400 alunos
12/2015IQE lança campanha no Piauí
12/2015Projeto promove inclusão social através da educação
12/2015Educadores da rede municipal de ensino de Corrente participam de formação do Instituto Qualidade de Ensino
12/2015Ciências da Natureza e a Base Nacional Comum
12/2015Para ajudar a educação você não precisa colocar a mão no bolso, apenas na consciência!
12/2015Decálogo para a educação inclusiva
12/2015Sinergias entre os entes federativos ...
11/2015Números e operações: situações-problema em sala de aula
11/2015Tecnologias aliadas ao conhecimento
11/2015Ensino da Matemática deve ter aplicações no cotidiano
11/2015Produzindo efeitos de sentido e reconhecendo-os: modalidades e modalizadores
11/2015Especialista defende diálogo para Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
11/2015Boa gestão escolar é determinante para o resultado no ensino
11/2015O celular na sala de aula: sim ou não?
11/2015Avaliações diagnósticas em larga escala
10/2015Especialista defende melhoria da qualidade do ensino
10/2015A Astronomia pode ser estudada apenas vendo o céu
10/2015Especialista defende melhoria da qualidade do ensino do Português em sala de aula
10/2015Professores transformam o ensino
10/2015Fotografia ajuda a ampliar a visão de contextos no ensino
10/2015Gestão escolar: uma junção de processos
10/2015Corrente (PI): Professores participam de formação em Gestão
10/2015Reflexões sobre empatia na escola ...
10/2015O Piauí dos meus sonhos - Horácio Almendra
9/2015Como a formação do professor, nas dimensões inicial e continuada, contribui para a melhoria do desempenho docente?
9/2015E agora que o futuro já chegou?!
9/2015Assinatura do Convênio IQE – EE Profª Maria Jannuzzi Mascari
9/2015Por uma gestão mais eficiente ...
9/2015Alunos de Bezerros participam de júris simulados, com apoio do IQE
9/2015A Base Nacional Comum Curricular: temos muito a caminhar em pouco tempo ...
9/2015Cocal dos Alves é destaque em Avaliação Nacional da Alfabetização
9/2015O impacto da formação continuada no ato de ensinar
8/2015Pontes entre o que se lê e escreve na escola e fora dela: conectivos
8/2015Corrente (PI) implantará Programa Qualiescola em 25 escolas
8/2015Tecnologia, conectividade e educação
8/2015Corrente (PI) recebe representante do IQE para lançamento do Qualiescola
8/2015Para estudar Ciências basta saber ler?
8/2015Secretaria Municipal de Educação de Corrente (PI) assina convênio com o programa Qualiescola
8/2015História pública e ensino de História
7/2015Plano Nacional de Educação (PNE)
7/2015Ao ler, lemos a nós mesmos
7/2015Educação Infantil e anos iniciais: primordiais ou acessórios?
7/2015Um dia chegaremos lá
7/2015Parceria entre alunos, professor e escola
7/2015A construção do conceito de ângulo e a “guinada” de 360 graus
6/2015Cálculo mental, estimativa e arredondamento em sala de aula
6/2015Valorização do magistério
6/2015A fotografia no ensino de História: algumas considerações sobre o trabalho com essa fonte
6/2015Reforma curricular
5/2015Reflexões sobre formação continuada do professor: Perspectivas e caminhos
5/2015Dia Mundial da Educação
5/2015Ensinar é mais fazer perguntas do que dar respostas
5/2015Janela aberta ao desenvolvimento da competência linguística
5/2015Educadores devem reelaborar permanentemente seus planos de ensino
5/2015Educar para conservar o ambiente
4/2015Foi-se o tempo...
4/2015Educação Integral
4/2015Desnaturalizar a infância e a juventude: um desafio para a educação
4/2015Democracia ou comodismo?
4/2015Educação integral precisa de uma articulação de setores
3/2015Gestão escolar
3/2015Ritos de passagem
3/2015O domínio da Língua Portuguesa em suas diversas variedades
3/2015Plano de ensino: (re) elaboração permanente
3/2015Debate sobre as diretrizes curriculares do Ensino Fundamental em Salvador
2/2015Ciência ao alcance das crianças
2/2015Mais de 460 profissionais da Educação participam do primeiro dia da Formação Continuada 2015 da SEMEEC de Corrente
2/2015Instituto Qualidade no Ensino reúne-se com gestores da Educação de diversos municípios em Corrente
2/2015A filosofia como um direito
2/2015Formação em Paraty-RJ para professores e gestores municipais
2/2015Ensinamentos geográficos em sala de aula devem combater preconceitos
1/2015A memória e a história necessárias ao futuro
1/2015Avaliações em larga escala
1/2015Professor pode ajudar a aumentar senso crítico
1/2015Educação para a tolerância: qual é o papel da escola?
1/2015O reconhecimento de diferentes posturas ideológicas
1/2015O conhecimento científico deve ser incentivado pelos pais nas férias
1/2015Escolas de Teresina devem ações de gestão integradas
1/2015Desafios na construção do conceito de número racional no Ensino Fundamental
0/2015Analogias entre passado e presente
0/2015 IQE expõe trabalho na reunião anual da ABAVE (Associação Brasileira de Avaliação Educacional).
12/2014Ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa por meio da participação dos alunos na arena jornalística
12/2014Integração entre áreas do conhecimento melhorando a qualidade de vida
12/2014Vídeo Institucional IQE
12/2014SEDUC recebe resultado de teste online
12/2014O conhecimento científico continua nas férias
12/2014Textos publicitários podem ser ótimas ferramentas para estudo de redação
12/2014Rede municipal: o que diz o Ideb?
12/201420 anos concretizando o sonho de uma educação pública de qualidade
12/2014Por outras histórias de fim de ano
11/2014Construtivismo não exclui a avaliação para a aprendizagem, afirma especialista
11/2014Entre saberes e preconceitos
11/2014O professor como ser político e amoroso
11/2014Escolas do Piauí passam por primeira avaliação diagnóstica online do Brasil
11/2014Piauí é pioneiro em avaliação on-line
11/2014A rede municipal de Teresina melhorou? O que diz o IDEB?
11/20141.240 alunos do Piauí fazem primeira avaliação online
11/2014Gestores têm dificuldade de conciliar gestão e educação
11/2014Usando tablets, 1.240 alunos do PI fazem 1ª avaliação online do Brasil
11/2014Cocal dos Alves (PI): Professores de 14 escolas participam de formação
11/2014Afinal, o que significa estar alfabetizado?
10/2014Trabalho compartilhado de docentes favorece o aprendizado dos alunos
10/2014A qualidade da educação no Piauí melhorou? O que diz o IDEB?
10/2014Gestão da sala de aula - Planejando também o imprevisto
10/2014Como e por que estudar textos publicitários?
10/2014Dia do Professor: para melhor ensino ONG quer capacitação dos educadores
10/2014Sobre a Educação no Piauí!
10/2014A qualidade do ensino da Rede Pública Estadual avançou ou regrediu?
10/2014Até agora, é o que se sabe ...
10/2014Especialistas questionam separação entre disciplinas
10/2014Em 20 anos ONG formou mais de 90 mil professores
10/2014IQE 20 anos
10/2014Ao completar 20 anos, ONG já formou mais de 90 mil professores
9/2014Por que a Matemática provoca pânico?
9/2014Análise da rede pública de ensino do Estado do Piauí: material apresentado pelo IQE em 03/09/2014 para os integrantes da Rede Pense Piauí – RPP
9/2014Sistemas de Informação facilitam cada vez mais processo de ensino
9/2014Cooperação é pratica pouco utilizada
9/2014Aprendizagem de Ciências em espiral
9/2014Proposta ações para a melhoria educacional
9/2014A Geografia e a fronteira entre outros saberes
9/2014Rede Pense Piauí discute ações estratégicas para educação pública do Estado
9/2014Ensinar História é pensar sobre o tempo
9/2014Trabalho compartilhado entre os docentes favorece o aprendizado
9/2014Por meio da linguagem, sujeito das redes sociais pode ser construído em sala de aula
8/2014A importância da educação patrimonial no ensino de História
8/2014Charges podem ser usadas para leitura de ideologias
8/2014Resultados de avaliação têm impacto nas salas
8/2014Sistemas integrados de gestão educacional
8/2014Matemática ajuda em todos os campos de conhecimento
8/2014Aula compartilhada
8/2014Sistemas geram impacto nos processos escolares
8/2014Formas de (re) construir o sujeito das redes sociais por meio da linguagem
8/2014Bezerros (PE) realiza oficina “Estações” com seus professores
7/2014O lúdico na educação escolar
7/2014Aulas levam conhecimento para o dia a dia
7/2014Leitura e produção de minicontos ressignificando as atividades escolares
7/2014A Geometria na história e na escola
7/2014Atividades práticas, além dos textos
7/2014‘Alfabetização no Brasil não alfabetiza’
7/2014Equacionar as demandas e os recursos é o grande desafio
7/2014A qualidade do ensino e a escolha do livro didático pelo professor de Geografia
7/2014Bezerros (PE) realiza oficina Estações com seus professores
6/2014Copa do Mundo, muito mais do que um evento esportivo
6/2014Encontro de professores municipais em Recife - PE
6/2014A cultura escolar e a educação patrimonial
6/2014Copa não deve atrapalhar desempenho de alunos durante a recuperação
6/2014Avaliações devem ter impacto no ensino
6/2014Lições de duas escolas públicas piauienses
6/2014Definições não são verdades eternas
6/2014Tecnologia deve ser aliada no ensino
5/2014Necessitamos de uma comunidade de ouvintes
5/2014Cooperação: o pensar junto
5/2014Charge em sala de aula: leitura de ideologias e de linguagem
4/2014De olho na Olimpíada de Língua Portuguesa 2014
4/2014O compromisso da escola com a visão de futuro
4/2014Professores podem incluir internetês
4/2014No poema, a interpretação nasce do diálogo verdadeiro com os leitores
4/2014Aprendizagem matemática: integradora de todos os campos do conhecimento
4/2014Tecnologias da informação e comunicação deverão ser aliadas no processo de ensino
4/2014Biodiversidade
4/2014Especialista cobra maior valorização do estudo de poemas em sala de aula
4/2014Globalização, Regionalização e a América Latina
3/2014Geografia Política Internacional
3/2014O Dia da Mulher: história ou mito?
3/2014Seminário “Educação e Comunicação” acontece no Gran Hotel Arrey
3/2014Seminário “Educação e Comunicação” realizado em 18/03/2014 em Teresina. Público-alvo: jornalistas
3/2014Workshop com jornalistas debate sobre a educação pública do Brasil
3/2014Entrevista de José Gayoso, Relações Institucionais do IQE (www.iqe.org.br) - Jornal “Bom Dia Piauí” – Rede Clube/Globo – 19/03/2014. Em pauta a contribuição do IQE à melhoria da qualidade do ensino.
3/2014Cidadania infantojuvenil
3/2014Teresina (PI): Escolas serão parceiras em projeto de ética
2/2014Educação latino-americana
2/20141ª Formação Continuada de 2014, em Bezerros (PE)
2/2014Remuneração por mérito
2/2014São Luís (MA): Prefeito garante programa de qualidade na rede de ensino
2/2014Tecnologia, conectividade e educação
2/2014O que se aprende em aulas de Ciências Naturais?
2/2014IQE inicia acompanhamento 2014 de Gestores das escolas do Sertão (PE)
2/2014"Processo de ensino no país precisa ser repensado", avalia especialista
1/2014Sistemas de gestão educacional
1/2014Para incentivar leitura nos alunos, professores devem ser bons leitores
1/2014Novos rumos para a educação?
1/2014Ferramenta virtual simula resultado do Ideb
1/2014Avaliação diagnóstica: aspectos pedagógicos e sociais
1/2014Hipertexto pode servir como objeto de ensino
1/2014Migrações humanas
1/2014Militância política e ciência separadas
1/2014O PNE e os próximos 10 anos
12/2013Aprovar ou reprovar, eis a questão
12/2013O hipertexto como objeto de ensino
12/2013IDEB = Prova Brasil x taxa de aprovação
12/2013Ferramenta virtual simula resultado do IDEB
12/2013Cidade, Urbano, Urbanização
12/2013Prêmio Ser Humano Paulo Freire 2013
12/2013Lei de Responsabilidade Educacional
11/2013O terceiro setor na educação
11/2013Pesquisa revela que os brasileiros não têm o hábito da leitura
11/2013Tempos da Natureza e da Sociedade
11/2013Educadora defende reflexão sobre o português através de piadas no Piauí
11/2013Avaliações externas. O que elas mostram?
11/2013Caminhos urgentes para uma verdadeira democratização digital
10/2013Gestão escolar: uma junção de processos
10/2013Polêmicas geográficas
10/2013Para gostar de ler? Professores leitores!
10/2013Bezerros forma professores em Língua Portuguesa
10/2013Bóson de Higgs na sala de aula da educação básica
10/2013Jogos podem facilitar aprendizado
10/2013Por que e como incluir a análise do internetês em sala de aula?
9/2013Analfabetismo cartográfico
9/2013Reprovação: retomada de uma velha medida?
9/2013Jogos nas aulas de Matemática: isso não é brincadeira
9/2013É possível refletir sobre o português por meio de piadas?
9/2013IQE em Cocal dos Alves
9/2013Escolas devem cumprir carga horária
8/2013Continuidade e diversidade: princípios básicos para a educação
8/2013Seu filho tem 800 horas de aula por ano?
8/2013São Luís (MA): Prefeitura promove capacitação a mais de 250 gestores escolares
8/2013Professores de Língua Portuguesa de Bezerros, PE, se reúnem em formação continuada
8/2013Foi dada a largada
8/2013A inserção das histórias em quadrinhos em sala de aula: vale a pena ler adaptações em quadrinhos dos clássicos da literatura?
8/2013Descentralização e municipalização
8/2013Especialista propõe mudança no sistema de ensino brasileiro
7/2013Escola e orquestra: o que têm em comum?
7/2013Correção do Fluxo Escolar em Petrolina - PE
7/2013Escolha do livro didático. E agora, professor?
7/2013A TV na escola: aliada ou vilã?
7/2013Escola e orquestra: o que têm em comum?
7/2013Investimentos públicos em educação
7/2013Gíria pode ser ferramenta de ensino em sala de aula
7/2013“Aula-passeio” é falácia pedagógica
7/2013Entrevista de Horácio Almendra para a jornalista Maia Veloso no programa Falando Nisso – TV Meio Norte – 28/07/2013
6/2013Informação não é o mesmo que conhecimento
6/2013Escola de Cocal dos Alves recebe mais de 200 uniformes escolares do IQE
6/2013Nordeste dá bom exemplo para as outras regiões do país
6/2013Gíria, um recurso para ensinar, aproximar alunos e professores e disciplinar
6/2013Diferenças devem ser ponto de partida
6/2013ONG doa livros e uniformes para escolas da região norte do Piauí
6/2013Avaliação diagnóstica de aprendizagem
6/2013É preciso renovar o ensino de Geografia
6/2013Alfabetização na idade certa ainda é desafio para ensino público
5/2013Começar pela desigualdade para atingir a equidade
5/2013Aulas de Matemática: espaço para ética e cidadania
5/2013A aprendizagem da leitura e da escrita por meio de projetos
5/2013Professores podem utilizar aulas de Matemática para discutir ética e cidadania
5/2013Aulas de matemática discutem cidadania
5/2013O IDEB é apenas um índice?
5/2013Alfabetização na idade certa
5/2013Matéria pode ser usada para discutir cidadania
4/2013O movimento corporal na educação escolar
4/2013Boas práticas de formação continuada: a escolha dos formadores de professores
4/2013O que significa ensinar e aprender gramática na escola?
4/2013Educação e mudanças
3/2013Formação continuada de professores
3/2013O apagão que quase ninguém vê
3/2013Normas de conduta escolar devem ser conhecidas e respeitadas por pais e aluno
3/2013Só 39% dos licenciados do país estão nas salas de aula
3/2013As muitas e diferentes maneiras de manifestação da língua
3/2013Avaliação contínua dos alunos melhora ensino, comenta Maria Helena Braga, Supervisora Pedagógica de Programas do IQE
3/2013Um modelo de gestão educacional alternativo
2/2013Cordel ajuda no processo ensino-aprendizagem
2/2013Prefeitos podem formar redes na educação
2/2013Prefeitos podem formar "minirredes" para melhorar educação
2/2013ADEs: Prefeitos podem formar “minirredes” para melhorar educação
2/2013Recebendo alunos ingressantes no 6º ano do Ensino Fundamental
2/2013Como os pais podem participar da vida escolar de seus filhos?
2/2013Os artefatos leitores e o papel da escola
2/2013Dia Nacional do Livro Didático
2/2013Livros adotados pelas escolas devem ser adequados à proposta pedagógica
1/2013O professor precisa saber tudo?
1/2013Educação Cooperativa
1/2013Aluno ideal x cidadão ideal
1/2013Como dizer tudo, escrevendo pouco?
1/2013Folhetos de Cordel contribuem para a melhoria do processo de ensino aprendizagem
1/2013Olho no PPP ...
12/2012Eu quero minha biblioteca
12/2012Palestra alerta pais para prevenção das drogas na região sul de Teresina
12/2012Baixa escolaridade não impede a ajuda
12/2012Palestra alerta pais para prevenção das drogas
12/2012Maioria dos alunos não entende funcionamento de relógio
12/2012Maioria dos estudantes não entende funcionamento de relógio e calendário
12/2012Ensinar a ler e a escrever em Português, História, Ciências, Matemática, Geografia
12/2012Educação -> Igualdade de oportunidades -> Democracia
12/2012Aprender Matemática é uma questão de gênero?
12/2012Estudo Socioambiental no Parque Nacional da Serra da Capivara com os professores de Teresina
12/2012Por que levar os folhetos de cordel para a sala de aula?
12/2012Língua Solta encerra hoje no Mocambinho
12/2012Encerramento do ciclo de palestras Língua Solta/ IQE acontece neste sábado
12/2012Parnaíba: Florentino encontra presidente do IQE e participa de palestra
11/2012Aprender com o coração
11/2012O que é uma boa escola?
11/2012Os gêneros orais como objeto de ensino
11/2012Professores aprimoram conhecimento com pesquisa de campo
11/2012Delimitar os alunos por sala contribui para aprendizagem
11/2012O que há nas paredes da sala de aula?
11/2012Baixa escolaridade não impede ajuda aos filhos
10/2012Educadores pedem cautela para alfabetizar até os oito anos
10/2012Escolas do Piauí são destaque no MEC
10/2012O uso da calculadora em sala de aula
10/2012Professores eficientes projetam e sugerem caminhos na construção dos saberes
10/2012Música e aprendizagem
10/2012Professor: quem não precisa dele?
10/2012Professor: quem não precisa dele?
10/2012É possível aprender uma língua sem conhecer os termos técnicos com os quais ela é analisada?
10/2012IQE apoia estudo do meio nas Lagoas do Norte, em Teresina, Piauí
10/2012Disciplina: conteúdo a ser ensinado/aprendido
10/2012Escolas da Bomba do Hemetério avançam na melhoria da qualidade da educação
10/2012Alimentos e hábitos para uma vida saudável - Relato de uma atividade
9/2012O papel da escola pública: ensinar a aprender
9/2012Programa do Qualiescola encerra formação de 31 educadores no interior do Piauí
9/2012Iniciada mais uma etapa do Projeto Língua Solta
9/2012Devolutiva do Qualiescola encerra com formação educadores no PI
9/2012Projeto Língua Solta debate o combate às drogas em escola pública
9/2012Entrevista Horácio Almendra: “Na educação, nem tudo está perdido”
9/2012Matemática no ensino fundamental: o abandono da geometria
9/2012Bolsa Família x Escola
9/2012Geografia em verso e prosa na música de Luiz Gonzaga
9/2012Equipe de formação em Língua Portuguesa promove aula de campo
9/2012Bons frutos na Geografia
9/2012Ministério da Educação quer pacto para alfabetizar aos 8 anos de idade
9/2012Pesquisa aponta que professores são maiores influenciadores da leitura
9/2012Educadores são maior influência à leitura
8/2012Professores participam da formação do Qualiescola em Teresina
8/2012Educação: ferramenta definitiva
8/2012Qualiescola realiza mais uma capacitação
8/2012Professores ganham um curso de formação
8/2012Formação
8/2012Tecnologia da Informação e Comunicação: incorporação à prática docente
8/2012IQE doará livros para duas escolas públicas de Teresina
8/2012IQE doará livros para duas escolas públicas de Teresina
8/2012ONG doa mais de 400 livros a duas escolas públicas de Teresina
8/2012IQE incentiva leitura com doação
8/2012IQE doa mais de 400 livros para duas escolas estaduais de Teresina
8/2012Prefeitura de Teresina entrega Medalha do Mérito Conselheiro José Antônio Saraiva ao IQE.
8/2012Projeto Língua Solta é ampliado na SEMEC através do IQE
8/2012Educação na base de tudo
8/2012Aprender Matemática! Depende de quem?
8/2012A literatura torna os homens mais humanos
8/2012Professores participam de avaliação
8/2012Professores de nove municípios participam de avaliação do Qualiescola
7/2012Excluídos do ensino: 2,4% das crianças piauienses estão fora das salas de aula
7/2012Metodologia usa música de Luiz Gonzaga como ferramenta de ensino
7/2012Alfabetização na idade errada - E-mail recebido da jornalista Maria Clara Angeiras
6/2012Um sonho que já começou a se tornar realidade em Parnaíba (PI): a formação de uma orquestra sinfônica
6/2012Formadores discutem novas didáticas
6/2012Música nas escolas até dezembro de 2012
6/2012Projeto de maestro visa transformar Parnaíba em "Cidade da Música"
6/2012Formadores de 10 municípios se reúnem e discutem novas didáticas para o ensino
6/2012A formação de uma orquestra sinfônica
6/2012Educação planejada
5/2012A realidade das escolas rurais
5/2012Escolas e família são responsáveis pelo desenvolvimento da leitura
5/2012Escola de formação de professores
5/2012Escolas têm contribuído para formar analfabetos funcionais, alerta especialista
5/2012Cerca de 100 diretores e supervisores educacionais participam de curso em Parnaíba
5/2012Matemática, uma aliada para o ensino e aprendizagem de outras disciplinas
5/2012Professores e Formadores realizam oficina multidisciplinar em Teresina, Piauí
4/2012Atividade física tem que fazer parte da educação
4/2012Lógica das redes de ensino
4/2012SEMEC Teresina: Convênio para os professores é prorrogado
4/2012Os Conselhos de Educação
4/2012Análise Socioespacial do Litoral Sul de Pernambuco: notas de um trabalho de campo
4/2012Semec prorroga convênio de formação de professores com IQE
4/2012Professores participam de programa
4/2012Orientar os filhos com o dever de casa é fundamental para o aprendizado
4/2012Professoras-formadoras de Língua Portuguesa da SEMEC realizam formação com pedagogos no Centro de Formação Prof. Odilon Nunes
3/2012IQE realiza devolutiva de resultados no Piauí
3/2012Arranjos de Desenvolvimento da Educação
3/2012IQE avalia autonomia das escolas públicas
3/2012Diretor das Fazendas Labrunier recebe do prefeito Julio Lossio Medalha Senador Nilo Coelho
3/2012Sinepe realiza encontro para discutir o drama das drogas
2/2012Unificação curricular é avaliada por profissionais da educação
2/2012Cerca de 410 professores participam de formação em Teresina
2/2012Professores analisam cidade para produzir livro sobre THE
2/2012Teresina: Centro de Convenções Atlantic City sedia Abertura do Ano Letivo 2012
2/2012Investimento em educação
1/2012Olho no PPP ...
1/2012Brasil usa métodos ineficientes de alfabetização revela estudo
1/2012Recursos para a Educação em 2012: R$ 114 BILHÕES
1/2012Como funcionam os Conselhos Escolares?
1/2012Retorno de uma educação de qualidade
12/2011Equipe do IQE visita municípios do Piauí
12/2011Federalização ou Municipalização
12/2011O grande problema da escola pública é a gestão
12/2011IQE faz acompanhamento pedagógico em 10 cidades
12/2011Equipe do IQE faz acompanhamento pedagógico de ações em 10 cidades do PI
12/2011Programa Qualiescola: Educadores do IQE visitam 10 municípios piauienses
12/2011Equipe do IQE faz acompanhamento pedagógico de ações em Juazeiro e mais 10 cidades do PI
12/2011Pais e professores precisam se adaptar
12/201190% das crianças entre 5 a 9 anos já usam 'net'
12/2011IDEB na porta da escola
12/2011Por uma educação melhor
12/2011Reflexões de 2011
12/201141,7% dos alunos do 5º ano no Piauí não sabem fazer contas
12/201141,7% dos alunos do 5º ano de escolas do PI não sabem fazer contas com centavos
12/2011O Poder da Educação
12/2011Pesquisa de Campo – Serra da Capivara e Hidrelétrica de Boa Esperança
11/2011Por que avaliamos
11/2011Parnaíba (PI): Cerca de 150 alunos de escolas públicas aprendem a tocar flautas
11/2011Cerca de 150 alunos de escolas públicas de Parnaíba aprendem a tocar flautas
11/2011Piauienses participam no sábado das Olimpíadas de Matemática
11/2011Piauí tem representante nas Olimpíadas nacionais
11/2011Com mais de 800 mil inscritos Olimpíadas de Matemática começa dia 05
11/2011Parnaíba (PI): Alunas aprendem a tocar flauta doce
11/2011Por que avaliamos - Parte II
11/2011É preciso separar o joio do trigo
11/2011Por uma educação melhor
11/2011Sinepe discute perspectivas da educação no Piauí
11/2011Grupo de professores e formadores da SEMEC realizam pesquisas sobre o quilombo Mimbó
11/2011Qualiescola busca melhorar ensino nas escolas na Bomba do Hemetério
11/2011Cidadania é realidade no Mimbó
11/2011Jovem alcança escolaridade da mãe
11/2011O exemplo de Sobral
11/2011Grupo de professores realiza pesquisas sobre o quilombo Mimbó em Amarante
11/2011Cerca de 150 alunos de escolas públicas aprendem a tocar flautas
10/2011Programa Qualiescola mostra resultados na 6ª GRE
10/2011Como você, pai ou mãe, pode participar da vida escolar do seu filho (a)?
10/201151% dos pais dos estudantes do Piauí têm menos de 4 anos de estudo, aponta Unicef
10/2011Quatro municípios do Piauí apresentam resultados do Qualiescola
10/2011Universidades brasileiras e globalização
10/2011Prêmio Victor Civita Educador Nota 10
10/2011Mais de 100 cidades formam professores
10/2011Investimentos em Educação
10/2011Educação: um atalho para geração de riqueza
10/2011Homenagem do IQE ao Professor Luís Carlos Batista Rodrigues, Educador Nota 10
10/2011Homenagem do IQE ao Professor Luís Carlos Batista Rodrigues, Educador Nota 10
10/2011Homenagem do IQE ao Professor Luís Carlos Batista Rodrigues, Educador Nota 10
10/2011Atividade de Campo: Ilha de Itamaracá (PE)
10/2011Floriano apresenta resultados do programa Qualiescola no Piauí
10/2011IQE recebe Educadores Nota 10
10/2011Visita às escolas de Juquitiba
9/2011O ciclo pernicioso da desinformação
9/2011Matemática: Apenas 6% dos alunos tiveram uma aprendizagem adequada
9/201170% da população possui dificuldade para ler e entender
9/2011Pernambuco: Ação Empresarial pela Cidadania
9/2011Dia Mundial da Alfabetização: letramento de piauienses ainda é desafio
9/2011Mais de 3 mil professores piauienses aprendem novas formas de ensinar
9/2011Nesta escola há uma equipe, um trabalho coletivo
9/2011Resultados do ENEM 2010
9/2011Breve escorço acerca dos resultados do programa Qualiescola em Buriti dos Lopes
9/2011Ensino Médio na América Latina
9/2011Mais de 100 mil alunos piauienses farão a Prova Brasil e Saeb em 2011
9/2011Educação realiza mais dois módulos do "Qualiescola II"
9/2011O segredo não é olho puxado. É ensino puxado
9/2011Qualiescola em ação mobiliza formadores em Recife
9/2011"Escola não é empresa", "educação não é produto", "avaliação é neoliberal" ... será?
9/2011Domínio do sistema alfabético deve ocorrer no início da escolarização
8/2011Professores da Rede Municipal de Recife participam de formação no Instituto Qualidade no Ensino
8/2011Material Concreto: Uma ferramenta fundamental para o ensino e aprendizagem de Matemática
8/2011Duplicidade na gestão educacional
8/2011Efeitos da universalização do ensino
8/2011Representantes do Banco Mundial conhecem experiências do Qualiescola
8/2011Professor Nota 10
8/2011Distúrbios no Chile
8/2011Formação de professores é essencial para obter bons índices educacionais
8/2011Cocal dos Alves: um caso de sucesso
8/2011Cocal dos Alves supera 11 estados em conquista de medalhas
8/2011É preciso começar pelo começo
7/2011Ensino Médio ou Ensino Profissionalizante
7/2011Em Cocal dos Alves nada é mais importante que competições educacionais
7/2011Evitando a corrupção
7/2011Inclusão digital muda realidade de José de Freitas
7/2011Bônus para os docentes
7/2011Escola com gestão empresarial
6/2011Envolvimento da sociedade
6/2011Professores de Geografia participam do I Simpósio de Ensino na Universidade Federal do Piauí
6/2011Bullying é bulir com a língua portuguesa
6/2011Oficina: uma importante estratégia de formação
6/2011O salário faz a diferença?
6/2011Gestores e Coordenadores pedagógicos participam de reunião sobre a Parmep 2011
6/2011Ações da Formação do Programa Qualiescola de Língua Portuguesa, em Teresina - PI
6/2011A utilização de jogos como recurso didático no processo de ensino e aprendizagem de artigo de divulgação científica
6/2011Encontros de Formação em São José dos Campos
6/2011Cordel é usado em sala de aula na E. M. Marcílio Rangel
6/2011Educação e mudanças
6/2011Prova avalia leitura de textos na internet
6/2011São Paulo: "Deputados aprovam reajuste para professor"
6/2011Notas na parede
5/2011Como lutar contra a corrupção no FUNDEB
5/2011Vamos valorizar o que já temos
5/2011SEMEC Teresina e IQE promovem Convenção de Leitores
5/2011A pedagogia precisa de infraestrutura
5/2011Vamos valorizar o ENEM
5/2011Prefeitura do Recife assina convênio com o Instituto Qualidade no Ensino IQE
5/2011O prazer de aprender
5/2011A importância do plantão no Programa Qualiescola
5/2011O Programa Qualiescola em Caruaru
5/2011O Programa Qualiescola no Recife
5/2011Geografia/Qualiescola: SEMEC publicará cadernos de pesquisas relativos a aspectos/locais do Piauí
5/2011Preconceito contra a educação
5/2011Chancela para a ignorância
4/2011Ensino a distância
4/2011IDEB e Coordenação Educacional
4/2011Secretaria de Educação, Gerências Regionais e escolas ...
4/2011Água Branca: prioridade é a educação
4/2011Formação dos Gestores do Sertão
4/2011Um modelo de gestão educacional alternativo
4/2011Prefeito Julio Lossio se reúne com gestores de Escolas Municipais
4/2011Convenção de leitores mobiliza e integra professores da rede municipal de Teresina
4/2011Buriti dos Lopes e Cocal: oficinas de formação durante o encontro de formação de formadores do Programa Qualiescola
4/2011Formação de Formadores em Parnaíba
3/2011Ética na gestão pública municipal piauiense
3/2011SEDUC Piauí: Formação Qualiescola I
3/2011Encontro de formação de Matemática em São José dos Campos
3/2011Devolutiva de resultados em São José dos Campos
3/2011Uma proposta bem sucedida
3/2011IQE realiza devolutiva de resultados em Palmares
3/2011IQE realiza Encontro de Coordenadores no Recife
3/2011Conselho Gestor do Núcleo São Francisco discute desempenho das escolas na avaliação diagnóstica e propõe ajustes
3/2011Formação continuada de professores
3/2011EAD: mais de 174 mil docentes da Educação básica matriculados em cursos de graduação
3/2011Projetão Piauí: Melhoria da qualidade do Ensino Fundamental em 12 municípios
3/2011IDEB: sua função pedagógica
3/2011Reprovar garante aprendizado?
3/2011Tecnologia chega antes de celular em vilarejo baiano
3/2011Merenda saudável tem resistência nas escolas, dizem nutricionistas
3/2011Atividades diferenciadas estimulam alunos a fazerem a lição de casa
3/2011Universalização da educação infantil: solução ou armadilha?
3/2011Para Pisa, índice de avaliação e fundo são bons exemplos brasileiros
3/2011Conselho do Rio rejeita aula de religião
3/2011".. O Bolsa Família .. contribui no aprimoramento do nível educacional das crianças mais pobres .."
3/2011Piauienses tipo exportação
3/2011Seis dos dez Estados com pior qualidade de Educação investem menos por aluno
3/2011Ensino Médio: um grande desafio
3/2011Piauí: Qualiescola atende a mais de 30 mil estudantes em todo o Estado
2/2011Resultados das avaliações do Programa Qualiescola — realizadas pelos alunos do ensino fundamental II da rede municipal de Teresina — são apresentados aos Gestores das escolas municipais em evento no Centro de Formação Odilon Nunes
2/2011Nota sobre o PROJETÃO PIAUÍ
2/2011Gaiola bonita não cria passarinho
2/2011Currículo: uma questão de bom senso
2/2011Desenvolver leitura e interpretação é o desafio da escola
1/2011Projeto Aliança apresenta seus resultados e homenageia parceiros
9/2010IQE faz doação de materiais escolares para o Município de Palmares (PE), devastado por enchente
6/2010Aprendendo na prática: Professores de Geografia participam de atividade de campo coordenada por formadores do IQE.
5/2010Parnaíba (PI): Seduc e Qualiescola reúnem servidores
4/2010Ensino Fundamental: Melhoria da Qualidade - Geografia - Rede municipal Teresina
4/2010Transporte Escolar - Educação Básica - Zona Rural
3/2010Educação cidadã
2/2010IQE/SEDUC Piauí - Formação continuada 32 professores de Língua Portuguesa e Matemática
2/2010É preciso avançar
2/2010Parcerias visam melhorar as escolas públicas piauienses
2/2010Capacitação em Gestão Escolar - Parnaíba (PI)
2/2010Prefeitura de Parnaíba promove curso de capacitação para gestores escolares
1/2010Entrevista José Gayoso Almendra - Lançamento do convênio Qualiescola - Jornal Antares
1/2010"As ações de 2009 foram muito positivas" - Entrevista de Horácio Almendra ao Jornal Meio Norte
1/2010Piauí: Parcerias melhoram qualidade de escolas
1/2010Piauí é o Estado que mais avançou em educação, diz Governo Federal
1/2010Teresina: Melhoria da qualidade do Ensino Fundamental II
1/2010IQE é homenageado durante o Prêmio Contribuintes 2009
12/2009Noite de autógrafos: Contos e Contos
11/2009SEMEC Teresina: começou aplicação de provas do IQE na rede municipal
10/2009Melhoria da qualidade do Ensino Fundamental Rede Municipal de Teresina
9/2009Notícias do Qualiescola - Piauí
8/2009IQE e Sustentabilidade
8/2009Melhoria da qualidade do Ensino Fundamental (séries finais)
7/2009Lançamento Programa Quali II em Campo Maior - PI
7/2009Gestores do Piauí fazem visita cultural a São Paulo
7/2009Programas IQE no Piauí
6/2009Filme Escola Senador Aderbal Jurema
4/2009Projeto Arte e Esporte dá início às suas atividades
4/2009IQE realiza treinamentos em Itacuruba
4/2009IQE é tema de entrevista na Rádio JC/CBN Recife
3/2009Aliança Pró-Educação
3/2009Arte e Esporte - Educando e Construindo Cidadania
2/2009Piauí: encontro formadores
2/2009Vídeo institucional IQE
1/2009Entrevista Sr. Horácio Almendra para TV Antares
1/2009Entrevista do Sr. Horácio Almendra para o Jornal Antares
12/2008Projeto de melhoria da qualidade no ensino em Itacuruba (PE) é aprovado pelo COMDICA
12/20085ª Mostra Cultural Sparapan Plantando a Paz na Terra
11/2008Encontro de Gestores e Coordenadores do Qualiescola
11/2008Vencedores do Qualiescola recebem premiação
6/2008IDEB 2007 - Escolas atendidas pelo IQE em Pernambuco obtém resultados notáveis!
6/2008IDEB 2007 - Escolas atendidas pelo IQE obtém resultados notáveis!
5/2008Fundação Raul Furtado Bacellar investe na Aliança Pró-Educação do Piauí
5/2008Projeto Leitura na Escola
5/2008Projeto: É Dia de Literatura
5/2008Entrevista de Horácio Almendra à TV Meio Norte - 13/05/2008
4/2008Encontro de trabalho do IQE, Secretaria de Educação e Parceiros da Educação em Ilhabela (SP)
4/2008IQE realizará primeira avaliação em 65 escolas da rede pública de Teresina este ano.
11/2007Entrevista Horácio Almendra ao www.cabecadecuia.com
3/24IQE avalia autonomia das escolas públicas
2014/12Polo automotivo da Jeep e prefeitura de Igarassu firmam parceria para garantir melhorias no ensino público
0/0Gestão administrativa para gestores escolares